No dia 26 de Janeiro é comemorado o dia mundial da Educação Ambiental. A proposta do Governo do Estado é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, mostrando que todos têm um papel fundamental neste processo.
A data instituída em 1975 pelas Nações Unidas visa fomentar uma maior conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente. A educação ambiental planeja a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.
No Brasil, o assunto ganhou mais evidência com a publicação da Lei nº 9.795/1999 que trata da Política Nacional de educação ambiental onde define: "Educação ambiental são processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade".
Diante disto, em 2017, o governo de MS iniciou a disponibilização da educação ambiental nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REME), reforçando a importância sobre o assunto ser tratado na comunidade escolar pública estadual e no Projeto Político Pedagógico.
No ano de 2018, foi Instituída a Política Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (PEEA/MS – Lei Estadual nº 5.287/2018) que estabelece: "A educação ambiental é um processo permanente de aprendizagem, de caráter formal e não formal, no qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltados à conservação e à sustentabilidade do meio ambiente".
Para o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.
Imasul
No Estado, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) atua diretamente na PEEA/MS tanto na análises de processos aplicados para o programa do ICMS, no licenciamento ambiental de atividades de grande impacto ambiental, da mobilização de audiências e reuniões públicas, da visitação em parques estaduais, da participação na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/MS).
O Parque Estadual Matas do Segredo é um local onde se trabalha a educação ambiental em ambiente não formal. Mas, as visitas a esta unidade de conservação são organizadas e realizadas mediante agendamento prévio e são os guarda parques que fazem todo o trabalho educativo no atendimento prestado à comunidade escolar e a pequenos grupos.
O Estado conta com um novo espaço onde é possível trabalhar a educação ambiental em ambiente não formal, que é o Bioparque Pantanal, um empreendimento público estadual, inaugurado em 28 de março de 2022, o maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal.
O espaço possui área construída de 19 mil metros quadrados e cinco milhões de litros de água, composto por 33 tanques e mais de 300 espécies de animais do Pantanal e de outras regiões do Brasil e do mundo