Campo Grande 00:00:00 Domingo, 27 de Abril de 2025


Meio Ambiente Sábado, 23 de Fevereiro de 2008, 07:12 - A | A

Sábado, 23 de Fevereiro de 2008, 07h:12 - A | A

Dia de campo amanhã destaca vantagens para o reflorestamento

Da Redação

A MMX Florestal promove neste sábado, dia 23, em Anastácio, um Dia de Campo que vai mostrar os benefícios das parcerias para o reflorestamento.
A empresa tem como meta plantar 34 mil hectares de eucalipto para suprir em 100% a demanda da siderúrgica em Corumbá. Para isso, desenvolve desde junho do ano passado um programa que reúne três modelos de parceria com produtores dos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Anastácio, Aquidauana e Nioaque.

• No arrendamento de terras – a MMX contrata o arrendamento mensal da área e executa o plantio, manutenção e colheita da madeira;
• Nas parcerias – a MMX planta e faz manutenção dos plantios e parte da produção fica com o parceiro, que vende antecipadamente a madeira à empresa a preço de mercado;
• Produtor florestal – a MMX doa mudas e assistência técnica, executa o plantio, manutenção, fornece insumos e converte o valor gasto na compra antecipada da madeira a preço de mercado.

As mudas são produzidas no viveiro central, em Anastácio, com capacidade para produzir sete milhões de eucalipto e 500 mil espécies nativas por ano. Os projetos favorecem a empresa que pretende concluir a meta em 2016; os produtores que têm uma nova fonte alternativa de renda, fazem o aproveitamento de áreas degradadas ou ociosas, além da garantia de produtividade por meio do pacote tecnológico oferecido pela MMX.

E tem ainda as vantagens ao meio ambiente, a cada hectare plantado com eucalipto, preserva-se 0,3 hectares de espécies nativas. Além disso, as áreas plantadas são protegidas com métodos de prevenção à erosão, manutenção da fertilidade dos solos, ações contra incêndios e controle de pragas e doenças.
Para plantar os 34 mil hectares, a MMX vai preservar 15.300 hectares de Reserva Legal e Preservação Permanente. A empresa já firmou contratos, totalizando 1.460 hectares de plantio.


A primeira parceria foi feita com parte da fazenda Boa Esperança - Anastácio , do produtor Alexandre Scaff. O Dia de campo prevê a participação de aproximadamente 80 pecuaristas da região e será realizado com apoio dos Sindicatos Rurais de Anastácio, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti e Nioaque.

Dia de Campo

Local 1: Fazenda Jatiúca – Rodovia BR 419 – km 248 – Anastácio
Local 2 – Fazenda Boa Esperança – Rodovia MS 345 para Bonito (Em média, 42 km de distância da Fazenda Jatiúca) (Da Assessoria Infinito 8)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS