Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Meio Ambiente Segunda-feira, 23 de Junho de 2008, 12:55 - A | A

Segunda-feira, 23 de Junho de 2008, 12h:55 - A | A

Governo participa de reunião da WWF

Da Redação- (DA)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), está participando de uma oficina, proposta pela WWF Brasil, organização não governamental ambientalista, com o objetivo de integrar ações do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) e do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH).

A oficina acontece hoje (23) e amanhã (24) com a participação de representantes de ONGs, instituições de ensino, instituições públicas municipais, estaduais e federais e representantes de conselhos e comitês ambientais. Segundo o coordenador do ZEE, Sérgio Yonamine, a reunião servirá para integrar ações entre o zoneamento e o plano de recursos hídricos. “Fomos convidados pela WWF para expor os dois planos estaduais (ZEE e PERH) e identificar as interfaces e medidas que promovam a sua integração”, afirmou Sérgio.

O presidente da WWF Brasil, Michael Becker, ressaltou a importância da oficina como forma de incentivar discussões entre os dois projetos. “Queremos fomentar a discussão entre o ZEE e o PERH para criar uma interface entre os dois programas”, afirmou Becker.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos tem por objetivo orientar as decisões de governo e das instituições do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Sigreh), composto pelos diversos organismos de bacias hidrográficas (comitês, conselhos, consórcios, etc.) e órgãos gestores de recursos hídricos nacionais e estaduais.

O ZEE é um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente, de âmbito territorial, que sustenta o governo com informações técnicas para definir diversos usos do território, de forma a promover o desenvolvimento sustentável e ordenado, combinando crescimento econômico e preservação ambiental. O ZEE orientará os planos de ordenamento territorial que definem, por exemplo, que atividades (agricultura, industria, pecuária, etc.) podem ser desenvolvidas em determinadas áreas.

Combinar ações de acompanhamento e avaliação de modo a integrar o ZEE com o PERH é o principal objetivo do evento, que acontece em período integral, na Casa do Retiro da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), antiga Lagoa da Cruz.(Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS