Segunda-feira, 23 de Junho de 2008, 12h:55 -
A
|
A
Governo participa de reunião da WWF
Da Redação- (DA)
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), está participando de uma oficina, proposta pela WWF Brasil, organização não governamental ambientalista, com o objetivo de integrar ações do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) e do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH).
A oficina acontece hoje (23) e amanhã (24) com a participação de representantes de ONGs, instituições de ensino, instituições públicas municipais, estaduais e federais e representantes de conselhos e comitês ambientais. Segundo o coordenador do ZEE, Sérgio Yonamine, a reunião servirá para integrar ações entre o zoneamento e o plano de recursos hídricos. “Fomos convidados pela WWF para expor os dois planos estaduais (ZEE e PERH) e identificar as interfaces e medidas que promovam a sua integração”, afirmou Sérgio.
O presidente da WWF Brasil, Michael Becker, ressaltou a importância da oficina como forma de incentivar discussões entre os dois projetos. “Queremos fomentar a discussão entre o ZEE e o PERH para criar uma interface entre os dois programas”, afirmou Becker.
O Plano Estadual de Recursos Hídricos tem por objetivo orientar as decisões de governo e das instituições do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Sigreh), composto pelos diversos organismos de bacias hidrográficas (comitês, conselhos, consórcios, etc.) e órgãos gestores de recursos hídricos nacionais e estaduais.
O ZEE é um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente, de âmbito territorial, que sustenta o governo com informações técnicas para definir diversos usos do território, de forma a promover o desenvolvimento sustentável e ordenado, combinando crescimento econômico e preservação ambiental. O ZEE orientará os planos de ordenamento territorial que definem, por exemplo, que atividades (agricultura, industria, pecuária, etc.) podem ser desenvolvidas em determinadas áreas.
Combinar ações de acompanhamento e avaliação de modo a integrar o ZEE com o PERH é o principal objetivo do evento, que acontece em período integral, na Casa do Retiro da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), antiga Lagoa da Cruz.(Com Assessoria)