A vocação turística de Mato Grosso do Sul fica ainda maior com a pavimentação de 54 quilometros da rodovia MS-430. Cânions, vales e morros adornados por cachoeiras, grutas, cavernas, fauna e flora abundante podem agora serem melhores observados. São 24 quilômetros cortando a Serra de Rio Negro, que interliga os municípios de São Gabriel do Oeste e Rio Negro. O trecho é um roteiro natural para prática do turismo contemplativo no segmento do Ecoturismo, pela beleza cênica.
Iniciado como o povoado chamado “Faca de Pau”, o nome Rio Negro é uma homenagem ao rio que corta o município passando a cerca de 1 km da sua sede, ainda, com os rios Negrinho e rio do Peixe, que são atrativos para o lazer praticado em banhos de cachoeiras, balneários e práticas de aventura. Com mais privilégios da natureza, Rio Negro ainda possui cavernas de arenito que abrigam sítios arqueológicos com inscrições rupestres, potencial para o segmento de estudos e pesquisa.
Com o segmento de lazer, o município de Rio Negro, na região turística do Caminho dos Ipês, atrai visitantes pela paisagem proporcionada por suas cachoeiras, algumas das mais altas de Mato Grosso do Sul com quedas d'água de até 100 metros de altura. Segundo a prefeitura municipal, já são 48 cachoeiras e cascatas catalogadas.
Numa das grutas, um templo de oração com a imagem da Nossa Senhora Aparecida, que foi construído pelo pecuarista Josias Guimarães, em 1983, atendendo a uma promessa para que se fosse feita uma estrada no local. Desse ano em diante, no dia 1º de maio, uma missa será realizada para reunir as comunidades locais dos dois municípios.
O município de São Gabriel do Oeste na região turística Rota Norte, em função da sua economia alicerçada na agropecuária, tem no segmento de Negócios e Eventos o seu principal produto turístico com significativo fluxo de visitas técnicas. Hoje o destino tem consolidado o evento gastronômico “Leitão no Rolete” e é um dos mais tradicionais do Estado. O evento divulga a suinocultura, uma das principais atividades econômicas do município, reúne mais de 50 produtores com mais de 12 mil matrizes e produz em torno de 2.450 suínos/dia.
Em 2014, na sua 21ª edição, o evento promovido pela Cooperativa Agropecuária Cooasgo atraiu visitantes de todo o País. Cerca de 35 mil pessoas participam da programação que vai desde seminários sobre suinocultura, exposições de empresas do setor do agronegócio, automobilístico, artesanato, desfile e corrida de leitões, shows de calouros e de artistas consagrados.