Campo Grande 00:00:00 Domingo, 05 de Janeiro de 2025


Meio Ambiente Sábado, 28 de Junho de 2008, 09:40 - A | A

Sábado, 28 de Junho de 2008, 09h:40 - A | A

Neste Sábado será lançada a campanha Queimada Mata

Da Redação

Será lançada neste sábado(28) na Capital, a sexta edição da campanha de prevenção Queimada Mata - Campanha em Defesa da Vida, realizada pela Ecoa e Rede Pantanal e SEMADES - Prefeitura Municipal de Campo Grande.

A iniciativa tem como parceiro o Governo do Estado, através da Polícia Militar Ambiental (PMA), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Corpo de Bombeiros Militar e Companhia Independente de Trânsito da Capital (Ciptran), além do Ibama, Cimatran, Fórum do Meio Ambiente de MS, Agetran, Fuconames, com apoio cultural da Fundação Manoel de Barros.

O evento acontece na avenida Afonso Pena, entre as ruas 13 de Maio e 14 de Julho, às 9 horas da manhã. O objetivo das ações - que contam com palestras, apresentações culturais e blitze educativas – é mostrar às comunidades da Capital e do interior os malefícios ocasionados pelo fogo (que vão desde a destruição da fauna e da flora ao aumento nos casos de doenças respiratórias) e apresentar soluções.

Além da abordagem e distribuição de material informativo, a campanha vem com outro canal de informação: o hot-site Queimada Mata (www.ecoa.org.br/queimadamata), onde haverá informações disponíveis sobre combate e prevenção de queimadas e incêndios florestais.

A queimada indiscriminada causa prejuízos ambientais, sociais e econômicos, pois fecha aeroportos, sobrecarrega o sistema de saúde, queima cercas e pastagens e até mesmo o desligamento de energia elétrica. Para Alessandro Menezes, secretário executivo da Ong Ecoa, uma das organizadoras do movimento, o papel principal do projeto é mudar a cultura da queimada estabelecida no Estado, apresentando alternativas práticas.(Com informações Governo MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS