Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025


Meio Ambiente Sexta-feira, 04 de Abril de 2008, 17:54 - A | A

Sexta-feira, 04 de Abril de 2008, 17h:54 - A | A

Projeto de turismo abrange mais uma região do alto Pantanal

Da Assessoria (VN)

No dia 8 deste mês, o Sebrae realiza a apresentação do “Eco-Oportunidades para Investidores Inteligentes”, em Pedro Gomes. O projeto visa consolidar o desenvolvimento da região norte do Estado de Mato Grosso do Sul, a partir das potencialidades turísticas do território, através da convergência de propósito entre agentes públicos, empresas privadas, órgãos não-governamentais, profissionais e entidades envolvidas no setor turístico.

Pretende-se com essa ação, estimular o crescimento sustentável dos municípios que compreendem o alto Pantanal (Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Sonora, Pedro Gomes, Coxim e Rio Verde de MT), com o envolvimento da comunidade. “Qualquer projeto voltado à população precisa do apoio da comunidade”, declara a presidente da Fundação Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Brum.

“O que a região norte de MS tem, é uma jóia a ser lapidada e explorada”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-MS, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari. Os municípios dessa região já desenvolvem atividades tradicionais como a cerâmica, pecuária, agricultura, e um turismo ainda imaturo, mas que apresenta infra-estrutura satisfatória para o crescimento que está previsto.

Estrutura

Focado na conservação dos costumes pantaneiros, na preocupação ambiental e no ecoturismo, o projeto inclui ainda, rotas e destaques locais em cada município. Haverá uma unidade central, uma espécie de resort, que funcionará como uma cadeia econômica, expandindo o comércio e as atividades complementares.

A comunidade atenderá o turista, gerando renda e empregos e, turistas e empreendedores investirão na região, gastando dinheiro. “Quando um turista vai a um lugar, ele não apenas visita roteiros. Ele compra um remédio na farmácia, abastece o carro no posto e vai ao salão de beleza”, diz Nilde Brum. Por este motivo, serão efetuados investimentos em cursos de capacitação e melhoria da infra-estrutura, que envolvam estabelecimentos de todos os ramos.

O projeto já foi apresentado para investidores na Alemanha, França e Inglaterra. “Temos o apoio da ONG alemã Kolping, que vai nos ajudar na capacitação da mão-de-obra com orientações de como receber o turista e valorizar a cultura daquela região”, conta a diretora de operações do Sebrae/MS, Maristela de Oliveira França.

Serviço

A apresentação do projeto será às 19 horas, na Secretaria de Promoção e Assistência Social de Pedro Gomes, localizada na Rua Minas Gerais, 392.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS