Campo Grande 00:00:00 Domingo, 05 de Janeiro de 2025


Meio Ambiente Terça-feira, 01 de Julho de 2008, 16:25 - A | A

Terça-feira, 01 de Julho de 2008, 16h:25 - A | A

Secretaria de Meio Ambiente proíbe queimadas até setembro

Da Redação - (DA)

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semac) e o Ibama assinaram uma resolução conjunta para estabelecer o período de proibição de queimadas em Mato Grosso do Sul. Ficou resolvido que a partir de hoje (1) até o dia 30 de setembro estarão proibidas as queimadas no Estado, com exceção das queimas das palhas de cana-de-açúcar e sementes.

Segundo o Superintendente de Meio Ambiente da Semac, Roberto Gonçalves, a proibição é decorrente da estiagem prolongada. “Nesta época do ano além da qualidade do ar ser inadequada (baixa umidade), aumentam os riscos da queimada sair de controle e se transformar num incêndio florestal”, explica.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA) a pena para quem descumprir a exigência é de dois a quatro anos de prisão, e a multa é de mil reais/hectare. Mesmo nos casos em que é permitida a queima (das palhas de cana e sementes) “é necessária prévia autorização da secretaria do meio ambiente”, alerta o capitão Ednilson Queiroz, da PMA.

A Polícia Ambiental faz um trabalho preventivo junto aos proprietários rurais sobre os riscos do fogo controlado, principalmente a facilidade de focos de queima se transformarem em incêndios florestais. “Nossa preocupação maior é com o Pantanal e também com o cerrado, que são ecossistemas frágeis e mais suscetíveis à degradação”, afirma o Capitão Queiroz. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS