Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Meio Ambiente Quarta-feira, 22 de Outubro de 2008, 16:32 - A | A

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2008, 16h:32 - A | A

Trem do Pantanal será lançado amanhã no RJ

Jefferson Gonçalves - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul lança oficialmente amanhã, a operação do transporte ferroviário de passageiros - o “Trem do Pantanal”, durante o 36º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens, realizado de 22 a 24 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ).
Reconhecida pela indústria turística como a maior feira de turismo da América Latina e, o principal foro de comercialização e comunicação do setor, a exposição da ABAV é uma excelente oportunidade para o Estado divulgar a tão esperada reativação do trem de passageiros, marcada para maio de 2009.

O lançamento do “Trem do Pantanal” será no estande do governo do Estado, onde foi construída uma estação de trem estilizada em 120 metros quadrados de área, com direito a locomotiva, trilhos e plataforma. No local, os visitantes da feira poderão conhecer um pouco da trajetória da ferrovia no Estado, por meio de fotos e ilustrações e, ainda, adquirir pacotes de viagens.

A Operação do Trem

Funcionando atualmente apenas como transporte de carga, sob responsabilidade da América Latina Logística (ALL), a partir de maio de 2009 o trem também servirá como meio de locomoção para os turistas que querem viajar de Campo Grande para Aquidauana e Miranda.

A operação do trem na área do turismo será realizada pela Serra Verde Express, empresa que detém a concessão do trem turístico na ferrovia Curitiba – Morretes – Paranaguá, Floresta Atlântica (PR), desde 1997.

A nova atração turística do Pantanal será operada aos finais de semana. A saída acontecerá aos sábados, da capital Campo Grande e retorno aos domingos, partindo de Miranda. A locomotiva será composta de sete vagões de passageiros e um bagageiro, com capacidade para transportar até 408 pessoas, nas classes econômica, turística e executiva.

A duração prevista da viagem será de oito horas, com velocidade média de 35 quilômetros por hora e paradas nas estações de Aquidauana e Miranda. Hoje as viagens são feitas a 15 quilômetros por hora, mas com as melhorias que estão sendo realizadas pela ALL – troca e reforma dos trilhos no trecho Campo Grande/Miranda - até dezembro deste ano, essa velocidade será triplicada.

A volta do Trem do Pantanal, além de ser um atrativo de qualidade, que vai proporcionar um aumento no fluxo de turistas, gerar emprego, renda, divisas e qualidade de vida, é um resgate de uma parte importante da História do Estado e da memória de muita gente, principalmente daquelas comunidades situadas ao longo da via férrea. (Com informações da assessoria)

Leia Mais:

Trem do Pantanal será reativado em 5 de maio
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS