O ambulatório do HC (Hospital das Clínicas) de São Paulo (zona oeste) retoma ao menos 75% dos trabalhos nesta quarta-feira. No último dia 24, véspera de Natal, por volta das 22h, um incêndio atingiu o edifício. Pacientes da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) tiveram de ser transferidos para não serem afetados pela fumaça. Outros pacientes foram levados para a Santa Casa e para o InCor (Instituto do Coração).
Consultas menos emergenciais deverão ser remarcadas. Cerca de 600 funcionários e 200 pacientes estavam no local no momento do incêndio, mas ninguém sofreu ferimentos graves. Segundo o HC, durante o incêndio, uma enfermeira pulou com um paciente, que havia sido operado de apendicite, de uma altura de 2,5 metros. Ela sofreu escoriações e passa bem. Já o paciente, segundo o hospital, desapareceu na confusão. Ele seria estrangeiro e estaria no país ilegalmente.
O incêndio destruiu cabos e fiações de uma subestação de energia, que foi trocada. Segundo o Corpo de Bombeiros, um curto circuito em um duto de fiação elétrica no subsolo do prédio deu origem ao incêndio, e a fumaça se espalhou pela tubulação de ar. O andar mais atingido pelas chamas foi o 9º, onde são realizadas cirurgias(Com informações da Folha On-line).