Deurico/Arquivo Capital News

Em Mato Grosso do Sul, tocha atravessou o lago do Parque das Nações Indígenas para acender pira olímpica na Capital
Depois de percorrer 20 mil quilômetros em terra, a Tocha Olímpica chegará na manhã desta quarta-feira (3) à cidade do Rio de Janeiro. O símbolo dos jogos passou por mais de 300 cidades em 26 estados e no Distrito Federal.
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A jogadora de vôlei Fabiana Claudino, bicampeã olímpica (2008 e 2012), inicia, no Palácio do Planalto, o revezamento da Tocha Olímpica
A chama olímpica desembarcou no Brasil no dia 3 de maio na capital federal. A jogadora de vôlei Fabiana deu a largada para o revezamento, que terminará no dia 5 de agosto, no Estádio do Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A chama foi acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, localizado na cidade grega de Olímpia.
Durante o percurso, a tocha foi levada de rapel, de barco, passou por pontos turísticos do país, cidades históricas e por comunidades indígenas. No total, serão 12 mil condutores, entre eles atletas, celebridades, ex-atletas, empresários, apoiadores do esporte e anônimos, que representaram a população.
A passagem da chama foi marcada por protestos sobre o atual momento político vivido pelo país e também por alguns incidentes. Em Porto Alegre, duas pessoas tentaram interferir no revezamento para apagar a chama. Em Guarulhos (SP), uma pessoa foi detida depois de tentar invadir o local delimitado. Em Manaus, a morte de Juma, a onça-pintada que participou de cerimônia durante a passagem da tocha e depois foi abatida, causou comoção nas redes sociais. Na ocasião, o Comitê Organizador da Rio 2016 admitiu que errou ao permitir a exibição da onça durante o evento.
No estado do Rio, a tocha ingressou pela bela cidade de Paraty.
Na cidade do Rio de Janeiro, a chama será conduzida no veleiro Lady Lou, que terá como tripulantes os medalhistas olímpicos Torben e Lars Grael, Clínio Freitas, Isabel Swan, Nelson Falcão, Marcelo Ferreira e Ronnie Senfft.
Tomaz Silva/Agência Brasil

A chama olímpica chegou ao estado do Rio de Janeiro depois de viajar por todo o Brasil. A primeira cidade fluminense a receber a tocha foi Paraty, no sul do estado
A chama olímpica chegou ao estado do Rio de Janeiro depois de viajar por todo o Brasil. A primeira cidade fluminense a receber a tocha foi Paraty, no sul do estadoTomaz Silva/Agência Brasil
A chama deve chegar às 9h na Escola Naval, levada pelos irmãos Torben e Lars Grael em um barco a remo conduzido por dez remadores da Marinha do Brasil. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, receberá a tocha, tornando-se o seu primeiro condutor na cidade. Em seguida, ela será transportada até a Cinelândia pelo Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Estação Santos Dumont, dando sequência ao revezamento.
O comboio passará em frente ao Theatro Municipal, no centro do Rio, seguirá até a Cidade do Samba, na zona portuária, antes de partir para a Baixada Fluminense. Nessa região, ela percorrerá os municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu, onde encerrará o dia. No dia 4, retornará ao Rio de Janeiro, quando passará pela Vila Olímpica, a partir das 8h. O surfista Rico de Souza levará a chama em uma prancha, na praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste.
Entre os condutores da Tocha Olímpica na capital, estarão o compositor Nelson Sargento, presidente de honra da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, o garçom da Confeitaria Colombo, Orlando Duque, que trabalha no local desde 1952, e o gari Renato Luiz Lourenço, o Renato Sorriso, figura popular do carnaval carioca.
>> Veja as cidades por onde a tocha passou
Tocha em Mato Grosso do Sul
Ateltas, paratletas e representantes da cultura regional conduzem tocha olímpica na capital
Tocha olímpica passou por belezas naturais de Bonito
Condutores da tocha olímpica relatam ansiedade e emoção de terem sido selecionados
Saiba mais
Chama olímpica percorre cartões postais de Bonito durante revezamento
Aos polícias, o jovem informou que tudo não passou de uma brincadeira anunciada pela internet
Indígena Terena pede que fogo olímpico propicie igualdade entre os povos
Manifestantes aproveitam a passagem da tocha para protestar
Tocha atravessa lago de barco e pira olímpica é acesa por campeão mundial de atletismo
Apresentações culturais marcam visita da tocha em universidade
Estudantes abrem revezamento da tocha olímpica na capital
“Foi como ganhar na loteria”, revela motorista que carregará a tocha olímpica na capital
Ao som de berrante, Chama Olímpica chega à Campo Grande
Tocha olímpica percorrerá 40 quilômetros com direito a passeio de canoa em Campo Grande
Condutores da tocha olímpica relatam ansiedade e emoção de terem sido selecionados
Passagem da tocha olímpica por Campo Grande promete muita diversão e alegria
Aposentado que carregará tocha olímpica, usa história de vida no esporte como exemplo
Tocha olímpica é acesa na Grécia e chega ao Brasil em 3 de maio