Seis estados brasileiros estão em alerta contra a dengue. Na Bahia, a doença está avançando de forma assustadora. Só na última semana, foram 3 mil novos casos. Os outros estados são: Acre, Amapá, Roraima, Minas Gerais e Espírito Santo.
Uma mulher de 45 anos morreu na terça-feira (10), em um hospital de Itabuna (BA), com suspeita de dengue hemorrágica. Na mesma região, em Floresta Azul, foi enterrado o corpo de um garoto de 8 anos, que também morreu com suspeita da doença.
O Ministério da Saúde informa que Itabuna é o município que tem o maior índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, em todo o país. De cada cem casas visitadas, 16 tem focos do Aedes aegypti.
A convite da Secretaria de Saúde da Bahia, uma equipe da Secretaria da Saúde do Rio de Janeiro chegou à cidade para ajudar no combate a dengue. “Para se ter infraestrutura dentro e fora dos hospitais, é preciso garantir que todos os pacientes com suspeita de dengue sejam avaliados por, pelo menos, três a cinco dias consecutivos”, disse o secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortes.
“Nós vamos fazer o que ele está dizendo, porque tudo que é bom e tudo que é possível ser feito nós vamos fazer”, disse o secretário de Saúde de Itabuna, Antonio Vieira.