Campo Grande 00:00:00 Sábado, 23 de Novembro de 2024



Opinião Domingo, 10 de Novembro de 2024, 13:24 - A | A

Domingo, 10 de Novembro de 2024, 13h:24 - A | A

Opinião

A Crise de Valores e o Caos Global

Por Wanderson R. Monteiro*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Ao olharmos para nossa sociedade atual é inevitável não perceber que vivemos em uma sociedade em crise. Para todos os lados que olharmos atualmente, será fácil perceber as dificuldades e os problemas os quais nossa sociedade se encontra, revelando as inúmeras crises que tem tomado nosso mundo atual, entre as quais, a que mais tem nos afetado é a crise de valores morais, pois é justamente a partir dela que as outras crises se desenvolvem.

A crise de valores que enfrentamos hoje é um reflexo do abandono dos princípios éticos e morais que sustentavam nossa sociedade. Atualmente, o homem parece estar se afastando da busca pelos valores mais altos e elevados, substituindo essa busca pela satisfação de seus impulsos imediatos. Essa falta de direcionamento tem transformado o mundo em um lugar onde a desordem reina, afetando todos os aspectos da vida social, política e pessoal.

Ao observar o cenário mundial, vemos uma espécie de princípio desconhecido, que age para disseminar o caos em áreas fundamentais da sociedade, como a política e a economia, áreas que afetam diretamente cada indivíduo da nação, podendo, assim, desestruturar todo o país. A criação e propagação de leis e ações que desorientam a população são só alguns dos meios utilizados na tentativa de desorientar todo um povo. Em vez de proporcionar segurança, muitas ações de nossos líderes acabam, muitas vezes, aumentando o medo, o desespero e a incerteza entre as pessoas.

O apoio a causas contraditórias e a criação de leis que, aparentemente, vão contra o bem-estar social são meios que muitas vezes são utilizados para criar confusão e desorientação. E isso não é algo novo na história humana; é algo que já pôde ser visto em outros países e que busca facilitar o controle da população, das massas, por parte de um pequeno grupo que se beneficia, de inúmeras formas, do caos criado.

Diante disso, é de extrema importância que voltemos a dar atenção aos nossos valores e nossas crenças para que possamos permanecer firmes e inabaláveis diante de uma sociedade que se desintegra cada dia mais. A mudança de mentalidade, e a volta aos valores sólidos, são fundamentais para que possamos construir uma sociedade mais íntegra para o futuro, uma sociedade dormada por pessoas capazes de resistir aos ventos da imoralidade que assolam nosso mundo atual.

Princípios sadios e inabaláveis são nossa âncora neste mundo imerso no caos, e são o que nos protege de sermos levados pela correnteza de imoralidade, libertinagem, e corrupção que toma conta do mundo. O resgate e a restauração de princípios firmes e inabaláveis, de valores inegociáveis, são uma das armas para combatermos todo o caos e a corrupção que assola toda a nossa sociedade.

Que cada um de nós venha resgatar, restaurar, e agregar para si princípios e valores que realmente valem a pena, para iniciarmos, em nós mesmos, as mudanças que o mundo e a humanidade tanto precisam, e para não sermos levados pelo caos que hoje toma conta do mundo e da humanidade.
Somente resgatando o que é puro e honesto conseguiremos reverter essa correnteza caótica e destrutiva para que possamos criar uma sociedade mais justa para o nosso futuro.


*Wanderson R. Monteiro
Autor do livro “Cosmovisão Em Crise: A Importância do Conhecimento Teológico e Filosófico Para o Líder Cristão na Pós-Modernidade”.
Dr. Honoris Causa em Literatura e Dr. Honoris Causa em Jornalismo.
Bacharel em Teologia, graduando em Pedagogia. Acadêmico Correspondente da FEBACLA.
Acadêmico Fundador da AHBLA. Acadêmico Imortal da AINTE.
Vencedor de quatro prêmios literários. Coautor de 15 livros e quatro revistas.
(São Sebastião do Anta - MG)

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS