Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2025


Opinião Domingo, 09 de Fevereiro de 2025, 13:26 - A | A

Domingo, 09 de Fevereiro de 2025, 13h:26 - A | A

Opinião

É Preciso Mudar

Por Wanderson R. Monteiro*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

O segundo mês de 2025 já começou e, uma das promessas de ano novo mais comuns é a promessa de mudança. O ano se inicia e todos nós temos uma lista de coisas para serem mudadas. Mas mudar não é fácil. Nunca foi.

Romper com padrões engessados, desde muito tempo aprendidos e fixados, sendo utilizados como regra e padronização de ações e estilos de vida, pautando toda uma forma de viver que normatiza toda uma estrutura e modo de viver, não é fácil. Nunca será algo fácil de ser feito, e nem é uma coisa para ser feita de uma hora para a outra, da noite para o dia, e essa realidade se estende a qualquer esfera de nossas vidas, seja no campo pessoal quanto no campo social e cultural.

As mudanças de tais padrões ocorrem em um longo período de tempo, principalmente as mudanças nas esferas sociais e culturais, onde cada princípio, por sua abrangência, deve ser trocado muito lentamente, tendo um longo período de apresentação e preparo do novo princípio a ser implementado. Essa é uma mudança lenta. Mudar os padrões e toda uma base que estabelece as formas de viver e pensar de toda uma sociedade é uma obra onde aqueles que a iniciam, muito provavelmente, não verão sua implementação, ficando isso a cargo daqueles que compartilham de suas ideais e de sua forma de pensar e enxergar todas as coisas.

Mudar, qualquer coisa que seja, não é fácil, mas é extremamente preciso. Mesmo que a mudança não seja ativa, tomando ares de grandes transformações pois, muitas vezes, uma grande mudança pode acontecer por simplesmente aceitarmos as coisas como elas são, mudanças grandiosas podem ocorrer se optarmos simplesmente em nos adaptarmos à realidade que se apresenta diante de nós, sem querer mudá-la, ou transformá-la a nosso bel prazer, conforme a nossa vontade, e isso precisa ser analisado cuidadosamente.

Mas, para toda mudança uma coisa é extremamente essencial: Pessoas dispostas a mudar, seja sua vida particular, seja o sistema e o ambiente ao seu redor.

Para toda e qualquer mudança, seja de maior ou menor escala, é necessário que existam pessoas dispostas a enfrentar toda a resistência existente nos padrões fixados em nossa sociedade, ou dentro de nós mesmos. É necessário que existam pessoas dispostas a enfrentar as consequências de suas decisões de não ser completamente igual a todos, ou a toda padronização ao nosso redor. Precisamos ter essas pessoas em nossa sociedade e em nossa vida. Na verdade, precisamos ser esse tipo de pessoa.

Precisamos ser pessoas fortes e corajosas, pessoas necessárias, pessoas que não temem romper com o que é necessário para mudar todas as coisas que devem ser mudadas, que precisam ser mudadas. Para que, pelo menos, as coisas e o ambiente ao nosso redor, se transformem, para que as coisas ao nosso alcance mudem, e mudem para melhor.


*Wanderson R. Monteiro
Autor dos livros “Cosmovisão em Crise: A Importância do Conhecimento Teológico e Filosófico Para o Líder Cristão na Pós-Modernidade”, “Crônicas de Uma Sociedade em Crise”, “Atormentai os Meus Filhos”, e da série “Meditações de Um Lavrador”, composta por 7 livros.
Dr. Honoris Causa em Literatura e Dr. Honoris Causa em Jornalismo.
Bacharel em Teologia, graduando em Pedagogia.
Acadêmico correspondente da FEBACLA. Acadêmico fundador da AHBLA. Acadêmico imortal da AINTE.
Autor de 10 livros.
Vencedor de 4 prêmios literários. Coautor de 15 livros e 4 revistas.
(São Sebastião do Anta – MG)

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS