Na última segunda-feira (22), foi realizada uma avaliação do Programa “Voucher Transportador” com apresentação dos resultados. Desde o seu lançamento, em agosto de 2023, o programa que faz parte do Plano Estadual “MS Qualifica”, do Governo de Mato Grosso do Sul, já proporcionou sem custos a mudança para as categorias “D” ou “E” na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 484 pessoas. Outros 422 motoristas estão no processo e 84 desistiram.
Para Herivelto Moises, diretor do Sest/Senat, entidade parceira do programa, os números representam o sucesso do investimento. "Nós daremos ao final desse projeto um grande reforço para o setor de transporte. Existem ainda várias outras oportunidades que estão surgindo. Dos 150 que já completaram toda a qualificação profissional (incluindo as duas etapas: troca de categoria e treinamento) eu diria que 80% já estão empregados. Conseguiram melhorar a renda em um emprego fixo. Até o final, esse projeto vai trazer aí um grande ganho na sociedade. Vamos conseguir melhorar, sem sombra de dúvidas, a vida das pessoas".
O programa surgiu para atender à demanda do mercado, que atualmente conta com cerca de 5.000 vagas disponíveis em todo o estado. Apenas na Fundação do Trabalho (Funtrab) 210 vagas são ofertadas para Campo Grande e cidades do interior. "Continuamos com a demanda forte, com a empregabilidade elevada e a partir daí já temos novos fatos relevantes. A secretaria-executiva apresentou a necessidade de ampliarmos o número de vagas que é onde o Estado poderia dar desoneração, vou encaminhar isso ao governador e além disso fazer um feirão de empregabilidade específica para a área dos transportadores. Então são duas ações complementares que nós vamos começar a trabalhar", pontuou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.
O programa é referência nacional e tem grandes chances de ganhar mais vagas. "Estamos estudando uma nova parceria, talvez até com as empresas de transportes. Elas estão interessadas em participar do 'Voucher Transportador' fazendo a troca de categoria e o Sest/Senat junto com o Governo poderia fazer a qualificação profissional", afirma Bruno Gouvêa Bastos, secretário-executivo de qualificação profissional e trabalho da Semadesc.
Ao todo, 1.000 vagas foram distribuídas para condutores nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Ribas do Rio Pardo. Os beneficiários do programa realizam aulas na autoescola e passam por uma qualificação de 107 horas com ensinamentos teóricos e práticos pelo Programa "Mais Motorista" do Sest/Senat, que inclui direção de ônibus, caminhão e simulador.
Em Campo Grande, são 39 vagas ofertadas para motoristas pela Funtrab. Em Chapadão do Sul e Ribas do Rio Pardo são 70 oportunidades de trabalho na área, Cassilândia (24), Rio Brilhante (24), Costa Rica (8), Paranaíba (4), Nova Alvorada do Sul (4), Dourados (3), Corumbá (1), Naviraí (7), Nova Andradina (2), Maracaju (6), Guia Lopes da Laguna (1), São Gabriel do Oeste (2), Bataguassu (13) e Sidrolândia (2).