A Fiems assinou um acordo de cooperação com o poder público e entidades privadas para atrair trabalhadores paraguaios para empresas de Mato Grosso do Sul e regularizar a situação dos que já atuam no Estado. O protocolo foi celebrado na quarta-feira (19/02) entre Fiems, Senai, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Câmara de Comércio Paraguai-Brasil.
A parceria permitirá que paraguaios interessados em trabalhar em MS possam obter CPF, carteira de trabalho e visto diretamente na Superintendência Regional do MTE em Campo Grande. Além disso, os trabalhadores poderão regularizar sua situação e acessar cursos de português, além de microcertificações profissionais oferecidas pelo Senai, em parceria com universidades públicas.
A Fiems se comprometeu a sensibilizar o setor produtivo sobre os benefícios de contratar trabalhadores paraguaios, enquanto o Senai oferecerá cursos voltados às necessidades da indústria. A Câmara de Comércio Paraguai-Brasil atuará como intermediária entre empresas brasileiras e paraguaias, facilitando o recrutamento de profissionais do Paraguai.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que a iniciativa visa suprir a carência de trabalhadores na indústria local, que enfrenta cerca de 25 mil vagas abertas. Já o superintendente do Trabalho e Emprego em MS, Alexandre Moraes Cantero, ressaltou que a medida também combate o tráfico de pessoas e promove a inclusão no trabalho formal.