Campo Grande 00:00:00 Sábado, 19 de Abril de 2025


Saúde e Bem Estar Quinta-feira, 17 de Abril de 2025, 18:41 - A | A

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025, 18h:41 - A | A

Saúde

Anvisa exige retenção de receita para canetas emagrecedoras

Venda dos remédios será mais controlada a partir de nova regra

Viviane Freitas
Capital News

A Anvisa determinou que farmácias e drogarias em todo o país passem a reter a receita médica na venda das chamadas canetas emagrecedoras. Os medicamentos, originalmente usados no tratamento de diabetes, vêm sendo utilizados por pessoas em busca de emagrecimento, muitas vezes sem orientação médica.

A partir de agora, as receitas devem ser emitidas em duas vias, com validade de até 90 dias. Uma das vias ficará retida no estabelecimento e será registrada no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). A medida entra em vigor 60 dias após a publicação no Diário Oficial da União.

Segundo a agência, o aumento nos casos de efeitos colaterais relacionados ao uso estético e sem acompanhamento profissional motivou a decisão. Entre os sintomas mais comuns estão náuseas, inchaço abdominal, prisão de ventre ou diarreia. Especialistas alertam ainda para riscos a quem possui transtornos psicológicos ou alimentares.

Entidades médicas, como as Sociedades Brasileiras de Endocrinologia e de Diabetes, apoiam a medida. As instituições alertam que o uso inadequado coloca em risco a saúde dos pacientes e pode dificultar o acesso ao medicamento por quem realmente necessita dele.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS