Campo Grande 00:00:00 Domingo, 24 de Novembro de 2024



Justiça Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024, 13:18 - A | A

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024, 13h:18 - A | A

Ultima Ratio

OAB-MS pede informações ao STF sobre ação por venda de sentenças

Medida foi tomada para dar andamento aos processos ético-disciplinares contra advogados

Viviane Freitas
Capital News

A Comissão da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) solicitou ao STF (Supremo Tribunal Federal) o compartilhamento de informações sobre os envolvidos na Operação Ultima Ratio para que possam ser conduzidos os processos ético-disciplinares. O pedido, feito no dia 8 de novembro pelo presidente da comissão, Bitto Pereira, visa também cobrar o julgamento dos fatos investigados pela Polícia Federal, que envolvem "fatos graves" relacionados aos desembargadores do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e escritórios de advocacia ligados aos filhos dos magistrados.

A Operação Ultima Ratio, deflagrada em 24 de outubro, apura um esquema de venda de sentenças envolvendo cinco desembargadores do TJMS. Os magistrados, Sérgio Fernandes Martins, Sideni Soncini Pimentel, Vladimir Abreu da Silva, Alexandre Bastos e Marcos José Brito Rodrigues, foram afastados de suas funções por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e tiveram tornozeleiras eletrônicas instaladas. Também foram afastados o conselheiro do TCE-MS, Osmar Jerônymo, e seu sobrinho, Danillo Moya Jerônimo, servidor do Judiciário.

A investigação inclui os escritórios de advocacia dos filhos de três dos desembargadores envolvidos. A OAB/MS aguarda o compartilhamento das informações para dar prosseguimento aos procedimentos ético-disciplinares relacionados aos envolvidos.

• Saiba mais sobre a Operação Ultima Ratio

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS