Em setembro, a apreensão de 100 frascos de geleia de pimenta e seis potes de graxa, em Dourados, deu início a uma série de investigações que culminaram na operação “Chili Pepper”, deflagrada nesta quarta-feira (18). A operação foi realizada em três cidades de Mato Grosso do Sul e resultou na prisão de pelo menos uma pessoa.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Dourados, Fátima do Sul e Campo Grande. Em Dourados, um dos investigados foi preso em sua residência, localizada na rua dos Pessegueiros, no Jardim Colibri. No local, os policiais encontraram uma pistola calibre .380, dois carregadores e 22 munições, além de um rolo de plástico filme, comum no embalamento de drogas, e um veículo blindado.
Além da prisão preventiva, o investigado foi autuado por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. A operação foi realizada pela Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), com o apoio do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros).
A investigação começou após a apreensão de 210 quilos de cocaína, em 1º de setembro, por policiais rodoviários federais em um ônibus na BR-267. Durante a abordagem, um homem foi preso em flagrante, e as equipes policiais descobriram um ponto de apoio na cidade, onde encontraram documentos relacionados ao ônibus apreendido, rolos de plástico filme, balança eletrônica e, surpreendentemente, mais de 100 potes de geleia de pimenta.
Os materiais encontrados no local, como a geleia de pimenta e a graxa, são usados por organizações criminosas para disfarçar e transportar drogas, dificultando a identificação pelas autoridades. A apreensão desses itens ajudou a desmantelar o esquema de tráfico e inspirou o nome da operação, “Chili Pepper” (pimenta malagueta em inglês).
Com o cumprimento dos mandados e a prisão do investigado, a operação “Chili Pepper” contribui para o combate ao tráfico de drogas e à criminalidade em Mato Grosso do Sul, destacando a atuação das forças de segurança no enfrentamento de organizações criminosas.