Representantes da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul recentemente participaram de treinamentos de alto nível proporcionados pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), uma iniciativa que visa aprimorar as habilidades e conhecimentos das forças de segurança no Estado.
Durante o período de 27 de agosto a 01 de setembro, um Delegado de Polícia e dois Investigadores de Polícia Judiciária foram selecionados para participar do "Curso de Inteligência sobre Crime Organizado Transnacional Habilitado para Cibernética" (TOC) e do "Treinamento Avançado de Resposta Rápida para Aplicação da Lei" (ALERRT), oferecidos pelo FBI por meio do Consulado Americano de São Paulo.
O curso TOC concentrou-se na exploração de novas técnicas de investigação, incluindo o uso de inteligência artificial na análise de fontes abertas. Além disso, abordou operações de segurança e pesquisas na darkweb, visando aprimorar as capacidades de combate ao crime organizado transnacional.
Já o curso ALERRT teve como objetivo capacitar e treinar agentes de segurança para lidar com situações envolvendo atiradores ativos, seguindo a doutrina estadunidense. Também visou a formação de instrutores habilitados pelo FBI, que poderão compartilhar esse conhecimento com seus colegas.
Ambos os cursos foram realizados na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo e tiveram uma carga horária intensiva de 40 a 48 horas, incluindo exposições práticas e teóricas.