Departamento de Operações de Fronteira (DOF), apreenderam nesta quarta-feira (16) mais de duas toneladas de maconha em ações distintas.
O primeiro caso foi na área rural de Ponta Porã, uma carreta carregada com mais de uma tonelada de maconha. Durante ações da Operação Hórus. Os agentes deram ordem de parada ao motorista, um homem de 43 anos, que seguia para São Paulo, juntamente com a companheira, de 39 anos. De acordo com o DOF, durante vistorias ao veículo, um trator Scania, cor vermelha, acoplado a um semirreboque, cor branca, os policiais localizaram em um fundo falso diversos volumes prensados de maconha, que após pesagem totalizaram 1 tonelada e 58 quilos da droga. Aos policiais, o condutor disse que iria carregar o caminhão com soja no distrito de Lagunita, distante 45 quilômetros de Ponta Porã e, ainda, que foi contratado para pegar a droga em Ponta Porã e levar até Santos, no litoral de São Paulo.
O suspeito e a mulher foram presos e encaminhados juntamente com os veículos e a droga para a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, sendo em seguida colocados à disposição da Justiça.
Na cidade de Eldorado, outra equipe do DOF apreendeu uma caminhonete, cor branca, com mais de 50 fardos de maconha, que pesaram 1.190 toneladas. O veículo estava estacionado em uma residência localizada nas proximidades da MS-295, em uma estrada que dá acesso ao porto e que fica na área rural de Eldorado. O imóvel estava vazio e ninguém foi preso. Vizinhos informaram que o local é alugado para turistas.
Em checagens aos sistemas de segurança da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, os policiais constataram que a caminhonete foi furtada em novembro de 2018, em Cascavel, no Paraná. A droga e o veículo foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Eldorado, que irá investigar o caso.