Por determinação do secretário de Justiça e Segurança Pública Wantuir Jacini, objetivando garantir tranquilidade a população e aos traballhadores do comércio, a Polícia Civil iniciou ontem (8) a operação "Boas Festas/2008", que acontece em todo Estado até o dia 4 de janeiro de 2009.
A operação se divide em dois eixos: o primeiro consiste no reforço de equipes que atuam nas delegacias distritais e especializadas durante o expediente, e sobretudo nas unidades com atendimento 24h. O objetivo é garantir maior agilidade no atendimento ao público e dar ênfase ao recebimento de ocorrências policiais apresentadas pela Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal com a pronta realização dos atos pertinentes a polícia judiciária, de modo a liberar o mais breve possível os policiais para possam retornar às ruas para atividade preventiva.
E o segundo, através da realização de operações policiais volantes na aréa central e também nos bairros, com realização de rondas e checagem de pessoas e veículos coordenadas por equipes do Serviço de Investigações Gerais (SIG) e da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras).
Com a aproximação das festas de final de ano, aumenta consideravelmente o movimento no comércio, o dinheiro em circulação também por conta do 13º salário e por conseqüência o número de pessoas que transitam pelas ruas a fim de adquirirem presentes. Essa situação atua como chamariz para os diversos contraventores.
A Diretoria-Geral da Polícia Civil (DGPC) informa:
1. Os autores de furtos e roubos serão encaminhados à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos/DERF/MS e, em se tratando de veículos, à Delegacia Especializada de Roubos de Furtos de Veículos/DEFURV/MS, enquanto dos expedientes destas e para o Plantão DEPAC/CEPOL, nos demais horários e dias.
2. Os adolescentes infratores serão encaminhados à Delegacia de Atendimento à Infância e Juventude/DEAIJ/MS, enquanto do expediente desta e para o Plantão CEPOL, nos demais horários e dias;
3. As ocorrências envolvendo mulheres e crianças vítimas de violência serão encaminhadas às respectivas Delegacias enquanto do expediente destas e para o Plantão CEPOL, nos demais horários e dias;
4. As infrações envolvendo entorpecentes serão encaminhadas à Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico/DENAR/MS enquanto do expediente desta e para o Plantão CEPOL, nos demais horários e dias;
5. As ocorrências residuais serão encaminhadas para o plantão DEPAC;
Serviço:
O expediente nas delegacias distritais e especializadas é das 8h às 12h e das 14h às 18h. O site www.pc.ms.gov.br trás a relação de todas as unidades do Estado.
Atendimento 24h
Centro de Polícia Especializada – CEPOL.
Rua Ceará, nº 2146, Jardim Autonomista, fone 3318-9000;
Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário – DEPAC
Rua Antônio Maria Coelho, nº 1481, Centro, fone 3313-6100