Na manhã da última terça-feira (19), ocorreu a assembleia ordinária do Consórcio Central MS, que reúne os municípios de Campo Grande, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Terenos e Jaraguari. A reunião discutiu a aprovação das contas de 2024, formalização de contratos, diretrizes orçamentárias, além da eleição do presidente e vice-presidente para o biênio 2025-2026. Também foi nomeado o diretor-executivo e apresentados projetos e metas para 2025.
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, foi reeleita para a presidência do Consórcio. Ela destacou a importância da instituição para o desenvolvimento regional. “Este consórcio é uma ferramenta essencial para a busca contínua de melhorias aos munícipes. Nossa gestão tem como norte a justiça, a equidade e a transparência, e o Consórcio Central MS vem se consolidando como uma referência, ampliando oportunidades de crescimento e avanços para os municípios envolvidos”, afirmou a prefeita.
Criado em janeiro de 2023, o Consórcio Central MS tem como objetivo fortalecer a execução de serviços públicos e agilizar a aquisição de bens que promovam o desenvolvimento sustentável. A Prefeitura de Campo Grande tem se beneficiado da plataforma estratégica do consórcio, permitindo ações conjuntas que impactam diretamente a população.
O prefeito de Terenos, Henrique Wancura Budke, ressaltou os avanços alcançados nos primeiros anos de atuação. “Conheço alguns consórcios que em quinze, vinte anos, não avançaram e não conseguiram a estrutura que alcançamos aqui em pouco menos de 2 anos, tanto na parte burocrática quanto pelas conquistas físicas. Tudo isso se traduz em crescimento para os municípios”, disse.
O prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Wladimir de Souza Volk, também avaliou positivamente a atuação do Consórcio. “Estou muito feliz por fazer parte desse início de trajetória e acredito que nesta próxima gestão seguiremos avançando e proporcionando isso não só às nossas cidades, mas também a toda a nossa região”, frisou.
O diretor-executivo, Vanderlei Bispo, destacou os avanços concretos, como a implementação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e a aquisição da usina de pavimentação asfáltica. “Além da usina de pavimentação, que tem capacidade para produzir 120 toneladas/hora, o SIM foi um marco para a região, e já começamos a trabalhar para obter o reconhecimento nacional, ampliando as possibilidades para os produtores da região”, explicou.
A nova diretoria-executiva do Consórcio Central MS para o biênio 2025-2026 foi definida por aclamação. A composição é a seguinte:
- Presidente: Prefeita Adriane Barbosa Nogueira Lopes – Campo Grande
- 1º Vice-presidente: Prefeito Henrique Wancura Budke – Terenos
- 2º Vice-presidente: Prefeito Wladimir de Souza Volk – Dois Irmãos do Buriti
- Diretor-executivo: Vanderlei Bispo de Oliveira
O Conselho Fiscal do Consórcio Central-MS será composto por:
- Presidente: Prefeito Rodrigo Basso – Sidrolândia
- Vice-presidente: Prefeito Cláudio Ferreira da Silva – Jaraguari
- Titular: Vereador Eder de Aguiar Viana – Dois Irmãos do Buriti
- 1º Suplente: Vereador Arnaldo Glagau – Terenos
- 2º Suplente: Aureo Vilela – Jaraguari
- 3º Suplente: Vereadora Shirlei Picosso Basso – Sidrolândia
A nova diretoria-executiva tomará posse em 1º de janeiro de 2025.