As obras de pavimentação da pista do Aeroporto Regional Francisco de Mattos Pereira, em Dourados, foram finalizadas, agora a próxima etapa é a realização dos ensaios de condicionamento para a checagem de qualidade e absorção da pista às operações aéreas previstas com a reativação do aeroporto.
Conforme o governador em exercício, José Carlos Barbosa (Barbosinha), ainda neste ano o aeroporto deve ser reativado. “Essa é uma obra que conseguimos incluir no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal) para que, em parceria com o Estado, a gente viabilize a construção do novo receptivo de passageiros e tentar liberar o aeroporto, para pousos e decolagens, até a metade do ano”, informou o governador em exercício.
As obras do aeroporto foram iniciadas em 2021, com a previsão de conclusão para setembro de 2023, conforme termo de compromisso firmado entre a prefeitura e o Governo Federal, com designação das equipes do Exército para a ampliação da pista de pouso para 1.775 metros de extensão.
O governo estuda, como uma alternativa de viabilidade técnica e comercial, dialogando com a prefeitura de Dourados, para que o Estado assuma o gerenciamento do local e, futuramente, “colocar o aeroporto de Dourados à concessão para que venha a ser dirigido pela iniciativa privada”, conforme observou o governador em exercício.
“O aeroporto de Dourados vai contar com um novo terminal de passageiros, mais moderno e funcional, com todas as normas de acessibilidade”, garantiu o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo. Esse novo terminal deve ser licitado em março, “e vai trazer mais comodidade às pessoas que utilizam o aeroporto”, destacou o secretário.
Maria leni 19/03/2024
Por ser a segunda maior cidade do estado deveria estar funcionando a tempos não acham
1 comentários