A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) irá comprar 60 mil mudas de erva-mate que serão distribuídas para os pequenos produtores rurais. O valor orçado no edital foi de R$ 130,2 mil.
As mudas serão destinadas a agricultores familiares da região sul do Estado, nas cidades de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Iguatemi, Japorã, Laguna Carapã, Paranhos, Tacuru e duas em Ponta Porã, uma delas no Assentamento Itamarati.
Segundo o levantamento prévio realizado pela Agraer, em todas as cidades uma parcela importante da economia está centrada em pequenas propriedades rurais.
Retomada
Em Mato Grosso do Sul a produção da erva-mate tem decrescido ao longo dos anos. O Estado chegou a ocupar o topo do ranking nacional da produção na época da Companhia Mate Laranjeira, que atualmente apresenta a menor produção nacional, importando 90% de todo o produto consumido pelos sul-mato-grossenses.
A Agraer aposta na agricultura familiar para que o produto pode ter seu status de “ouro verde” restituído. Por serem propriedades pequenas, onde as monoculturas muitas vezes são inviáveis, o plantio da erva-mate aliado à necessidade ditada pelo consumo cultural local torna a atividade promissora.
Atualmente não há dados específicos a respeito do plantio de erva-mate em Mato Grosso do Sul. Sabe-se apenas que está concentrada principalmente em pequenas propriedades na região sul do Estado que contemplam apenas 10% da necessidade das indústrias ervateiras regionais. O restante é importado do Paraguai, Argentina e de estados da região sul do Brasil.