Campo Grande 00:00:00 Domingo, 09 de Março de 2025


Executivo Sexta-feira, 07 de Março de 2025, 15:11 - A | A

Sexta-feira, 07 de Março de 2025, 15h:11 - A | A

Agência Nacional de Transportes Aquaviários

ANTAQ realizará audiência pública em Corumbá sobre concessão da Hidrovia do Rio Paraguai

Evento visa discutir a modelagem do projeto que pode aumentar a eficiência logística e a movimentação de cargas na região, com foco em melhorias na infraestrutura e segurança da navegação

Viviane Freitas
Capital News

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizará uma audiência pública presencial em Corumbá no dia 17 de abril para discutir a concessão da Hidrovia do Rio Paraguai. O objetivo é debater com a sociedade a modelagem e os documentos do projeto, que representa a primeira concessão de hidrovia no Brasil. O evento ocorrerá às 10h, com inscrições presenciais entre 9h e 10h30, e o local ainda será divulgado.

A concessão visa melhorar a eficiência logística e reduzir as emissões de gases poluentes. Nos primeiros cinco anos, estão previstas obras como dragagem, sinalização, aquisição de equipamentos e implantação de sistemas de monitoramento do tráfego hidroviário. O investimento inicial estimado é de R$ 63,8 milhões, e o contrato pode ser prorrogado por mais 15 anos.

Os interessados em contribuir podem enviar sugestões até 10 de março, exclusivamente pelo formulário eletrônico da ANTAQ. Imagens e outros documentos podem ser encaminhados por e-mail, desde que identificados. Além disso, há pontos físicos de acesso à plataforma digital em Brasília e nas unidades regionais da agência.

Com a concessão, a hidrovia deverá ter um calado mínimo de 2 metros na seca e 3 metros na cheia, garantindo navegação contínua. A previsão é que a movimentação de cargas na hidrovia passe de 7,95 milhões de toneladas em 2023 para até 30 milhões de toneladas a partir de 2030, reforçando o potencial do transporte aquaviário no país.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS