Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Executivo Terça-feira, 21 de Maio de 2024, 11:11 - A | A

Terça-feira, 21 de Maio de 2024, 11h:11 - A | A

AACC/MS

Governador Eduardo Riedel participa de entrega oficial do novo CETOHI

Investimento de R$ 2,5 milhões moderniza tratamento infantil onco-hematológico em Mato Grosso do Sul

Vivianne Nunes
Capital News

A entrega oficial do CETOHI – Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil, localizado no oitavo andar do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, foi feita nesta segunda-feira (20), com a presença do governador Eduardo Riedel, além de autoridades e membros da equipe que contribuíram para a reforma do centro, que atende crianças assistidas pela Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS).

Em funcionamento desde 2000, o CETOHI é um centro de referência no tratamento do câncer infantojuvenil em Mato Grosso do Sul e um dos mais conceituados da região Centro-Oeste. A reforma, necessária para manter o alto padrão de atendimento, foi encabeçada pela AACC/MS e contou com o apoio do Governo do Estado e da sociedade sul-mato-grossense, que participou ativamente das campanhas de arrecadação.

As melhorias incluíram revisão elétrica e hidráulica, troca de pisos, revitalização de áreas de circulação, substituição de revestimentos e louças nos banheiros, e aquisição de novos equipamentos para o refeitório. Além disso, foram implementados novos consultórios, quatro leitos de isolamento, e readequados os espaços da Brinquedoteca e Classe Hospitalar. A Farmácia de quimioterapia também passou por reforma. O projeto, assinado pela arquiteta Maria Teresa Corrêa, da MTC Arquitetura, foi realizado de forma humanizada e contou com um investimento superior a R$2,5 milhões.

Apesar de já estar em uso desde outubro de 2023, a entrega oficial aconteceu nesta segunda-feira, em uma cerimônia fechada. Participaram do evento a fundadora da AACC/MS, Mirian Comparin Correa, o secretário estadual de saúde Maurício Simões Corrêa e Marielle Alves Corrêa Esgalha, diretora da Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul.

Mirian Comparin Correa expressou sua gratidão ao governador, à equipe do Hospital Regional e à sociedade sul-mato-grossense. Para o coordenador do CETOHI, Dr. Marcelo dos Santos Souza, a reforma aumentará ainda mais as chances de cura, que já passaram de 10% para 70% desde a criação do centro. Em 24 anos de operação, cerca de 1700 pacientes com câncer e mais de 1500 com doenças hematológicas foram tratados no CETOHI, que conta com uma equipe altamente capacitada e multidisciplinar, incluindo médicos especialistas e profissionais cedidos pela AACC/MS.

A melhoria nos índices de cura também se deve ao trabalho coordenado pela AACC/MS na formação de profissionais da Saúde Básica do Estado, facilitando o diagnóstico precoce e o encaminhamento das crianças ao CETOHI.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS