O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome anunciou a publicação de um edital para firmar um convênio com o Governo de Mato Grosso do Sul, destinando R$ 7 milhões para o abastecimento de água em comunidades rurais. Os recursos são voltados para a Implementação de Tecnologias Sociais de Acesso à Água para Consumo Humano e Produção de Alimentos.
Em comunicado no Diário Oficial da União, o ministério destacou que a escassez de água é uma preocupação crescente em várias regiões do Brasil, especialmente no Nordeste. As mudanças climáticas têm impactado os padrões de chuva, afetando até mesmo estados que tradicionalmente não enfrentavam problemas hídricos.
A publicação também ressaltou que Mato Grosso do Sul abriga o Pantanal, a maior bacia inundável do mundo. Segundo o Map Biomas Água de 2024, este bioma foi o que mais perdeu área hídrica entre 1985 e 2023. Nos últimos cinco anos, 33 municípios do estado enfrentaram situações de emergência devido à estiagem, o que representa quase 42% do total de municípios, evidenciando a gravidade da crise hídrica.