Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Executivo Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024, 13:14 - A | A

Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024, 13h:14 - A | A

Saúde

Mato Grosso do Sul terá 37 novas UBSs com projeto sustentável e acessível

Unidades Básicas de Saúde seguem novo padrão do Ministério da Saúde, com foco em inclusão, sustentabilidade e saúde digital, após uma década

Fernanda Oliveira
Capital News

O Ministério da Saúde lançou um novo projeto arquitetônico de referência para o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), atualizando os padrões dos estabelecimentos de saúde após uma década. O Projeto Referencial de Arquitetura e Engenharia para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Porte 1 prevê a construção de 1.800 unidades em todo o país, com um investimento de R$ 4,2 bilhões. No Mato Grosso do Sul, estão programadas 37 UBSs, totalizando um aporte de R$ 89,5 milhões.

Os novos projetos foram elaborados por uma equipe multidisciplinar, incluindo arquitetos, engenheiros e especialistas do Ministério da Saúde, e trazem inovações significativas para os serviços assistenciais. Entre as novidades estão a inclusão de salas de amamentação, espaços integrativos e comunitários, áreas específicas para atendimento a mulheres vítimas de violência, salas de medicação conforme normas sanitárias, consultórios acessíveis, amplas salas de vacinação, e integração de soluções de saúde digital, como a telessaúde, que conecta a atenção primária com a especializada.

As UBSs serão organizadas em núcleos temáticos assistenciais, promovendo uma abordagem integral e humanizada no cuidado à saúde. Essa organização busca melhorar a gestão clínica, promover o acolhimento e garantir acessibilidade em um ambiente inclusivo e acolhedor. O projeto também incorpora diretrizes sustentáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com ênfase em ventilação natural, uso racional de recursos hídricos e energéticos, e a adoção de tecnologias de energia renovável, como a energia solar.

Além das práticas de sustentabilidade, o projeto integra princípios de acessibilidade e saúde digital, reforçando o compromisso do governo federal com a construção de estruturas de saúde resilientes e adaptáveis às mudanças climáticas. Essas novas diretrizes também estão em sintonia com as políticas atualizadas da Atenção Básica e Especializada, além de orientar a construção de novas maternidades de acordo com as premissas de atenção hospitalar do ministério.

Álbum de fotos

Ministério da Saúde

Projeto arquitetônico

Ministério da Saúde

Projeto arquitetônico

Ministério da Saúde

Projeto arquitetônico

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS