Durante visita a Dourados, o governador em exercício Barbosinha (PP), visitou a Sanesul e entregou obras de grande importância nesta quinta-feira (4). Barbosinha foi presidente da Sanesul e conhece com propriedade as necessidades e desafios do fornecimento de água do Estado.
O governador em exercício de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, ainda durante a visita garantiu uma parceria entre a Prefeitura de Dourados, que fechou com a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, um convênio para garantir o fornecimento de água para quase 300 residências dos bairros Sitioca Campo Belo I e II.
Na oportunidade, Barbosinha autorizou a licitação da obra de fornecimento e instalação de equipamentos e pré-operação da Estação de Tratamento de Resíduos (ETR) da Estação de Tratamento de Água, da Sanesul. "Esse poço é um investimento de 4 milhões e 796 mil reais, com a capacidade de produzir até 290 mil litros de água por hora. Também assinamos o termo de licitação para obra de fornecimento e instalação de equipamentos e pré-operação da estação de tratamento de resíduo. Esse investimento é de 5 milhões e 545 mil reais", ressaltou.
João Garrigó
Barbosinha defendeu o trabalho silencioso da empresa, porém fundamental para a população
Ele inaugurou o novo sistema de controle, automação e telemetria implantada no abastecimento de água da cidade. Os novos sistemas de automação e telemetria de elevatórias, reservatórios e estações de tratamento de água são de fundamental importância para a melhoria dos processos de saneamento.
Eles fornecem em tempo real as medições dos parâmetros hidráulicos, mecânicos e elétrico das estações. Assim, garantem um abastecimento pleno e seguro. Dourados possui 21 reservatórios, 25 poços, a captação no rio Dourado e oito estações de elevação, todos controlados e monitorados pela telemetria. Este investimento foi de R$ 4,8 milhões em modernização e tecnologia.
"O trabalho da Sanesul é um trabalho silencioso. Mas se nós analisarmos Dourados, a partir de 2008, 2009, 2010, é um salto gigantesco. Uma cidade que tinha aproximadamente 13% de serviços cobertos, tratamentos de esgoto, Dourados aproxima dos 90 % com as obras que estão sendo realizadas. Isso é um salto gigantesco e que torna Dourados, assim como outras cidades do Mato Grosso do Sul, um estado diferenciado no contexto do serviço universal de saneamento e esgotamento", afirmou o governador em exercício.