Quem faz as contas sabe que os professores de Dourados tiveram ganhos reais e acima da média nos últimos anos com a gestão do prefeito Alan Guedes (PP). Com exceção de 2021, quando aumentos à todas as categorias do funcionalismo foram proibidas por causa da pandemia da covid-19, nos demais Alan buscou, dentro das margens permitidas pela responsabilidade fiscal, valorizar a categoria, com ganhos acumulados que passam de 28%.
No segundo ano de gestão, Alan Guedes autorizou reajuste de 18,86%, índice maior do que somados todos os aumentos entre 2015 e 2020, que pouco passa de 12%. Em 2023, os salários foram reajustados em 6%, maior que a inflação do período de 12 meses. Neste ano, a categoria seguiu o reajuste linear de todas as categorias, acumulando aumento de 3,93%.
Alan Guedes reforça que as propostas apresentadas à categoria durante a sua gestão foram as melhores possíveis, dentro do limite fiscal. “Temos trabalhado com responsabilidade fiscal acima de tudo, com toda certeza nossos professores merecem os melhores salários e reconhecimentos, mas sempre propomos o que poderíamos cumprir com responsabilidade. Neste ano, apesar do aumento ser linear para todo funcionalismo municipal, observamos as peculiaridades de cada categoria. No caso dos professores, estamos garantidos que todos recebam dentro do piso”.
Segundo o prefeito de Dourados, o reconhecimento profissional dado à categoria vai além da recomposição salarial nos últimos três anos. “Investimos também na reforma das escolas e equipando as unidades com novos computadores e mobiliários, dando assim condições melhores para que os professores possam desenvolver o trabalho com os alunos da rede municipal”, completou Alan Guedes.