Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 15/01/2024 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio Itamaraty
O presidente do Paraguai Santiago Peña esteve reunido em Brasília com o presidente Luiz Inácio da Silva, Lula na última segunda-feira (15), para tratar pautas como o preço da energia vendida por Itaipu.
Durante a agenda, o presidente Lula pediu uma agenda para que os dois representantes visitem o andamento da obra da ponte da Rota Bioceânica localizada em Porto Murtinho.
A obra em andamento conta com prazo de 26 meses para a conclusão com investimento de R$ 472,4 milhões. Do lado brasileiro, ainda será construído um centro aduaneiro.
Do lado brasileiro, a obra foi retomada no fim do ano passado, pela União, com investimento de R$ 472,4 milhões e prazo de 26 meses para sua conclusão. Será pavimentado um trecho de 13 quilômetros ligando a BR-267 ao acesso à ponte, em um contorno rodoviário em Porto Murtinho até a cidade de paraguaia de Carmelo Peralta, onde está sendo erguida a parte da obra sob responsabilidade do país vizinho. Ainda está prevista, do lado brasileiro, a construção de um centro aduaneiro.
Após a reunião, Lula afirmou que ainda existe divergência, mas que o tema seguirá sendo tratado pelas equipes de ambos os governos para que se chegue a uma solução, e que a celeridade de resolução desse impasse é uma prioridade em relação a Itaipu. "Nós estamos dispostos a encontrar uma solução, agora é o Brasil que tem que ir a Assunção para que a gente possa continuar as tratativas para encontrar uma solução definitiva, eu tenho interesse que isso seja feito o mais rápido possível e que a gente possa trabalhar para apresentar uma solução definitiva de novas relações entre Paraguai e Brasil na gestão da nossa importante Itaipu", afirmou Lula.