Morreu nesta segunda-feira (18) o jornalista, empresário e ex-senador Antônio João Hugo Rodrigues, 75 anos, em Campo Grande, após uma parada cardíaca. Antônio João foi vítima de complicações cardíacas. O empresário se destacou na área da comunicação e também teve atuação na política.
Antônio João ficou conhecido por escrever e ter sido diretor do Correio do Estado, empresa aonde começou trabalhar ainda garoto, mas também por ter sido diretor da TV Campo Grande, Mega 94, Rádio Cultura (atualmente Rádio Hora) e até mesmo por comandar na década de 1990 o Diário da Serra, TV Guanandi.
Na política, em 2006, ano que era suplente, assumiu uma das cadeiras do Senado Federal. Também foi o fundador do PSD em Mato Grosso do Sul, juntamente com o idealizador da legenda no Brasil, Gilberto Kassab.
Antônio João será velado no Memorial Park das 10 ás 12 horas depois seu corpo segue para Araçatuba onde será cremado e posteriormente suas cinzas serão jogadas no Rio Paraguai atendendo seu desejo.
Confira a nota da ASL:
"ASL SE VESTE DE LUTO COM FALECIMENTO DE ANTÔNIO JOÃO HUGO RODRIGUES
Com muita tristeza, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras comunica o falecimento de Antônio João Hugo Rodrigues, cadeira número 13 desta Casa de Cultura, filho dos também acadêmicos Prof. J. Barbosa Rodrigues - a quem sucedeu nesta cadeira 13 da ASL - e Henedina Hugo Rodrigues , que ocupou a cadeira de número 6; uma família em nossa Casa. Jornalista, articulista, autor de inúmeros artigos e crônicas, empresário da área de Comunicação, Antônio João foi diretor do Grupo Correio do Estado - que congregou o jornal Correio do Estado, as rádios AM Difusora (hoje Rádio Hora), FM Canarinho (hoje Mega94) e a TV Campo Grande/SBT -. Foi ainda diretor da TV Guanandi/Band e do jornal Diário da Serra.
Entre suas importantes atividades voltadas à cultura, esteve à frente da Fundação Barbosa Rodrigues, com inúmeros projetos nas áreas educativa, cultural e social. Também foi suplente de senador, e chegou a assumir o cargo. Como jornalista, então repórter do jornal O Estado de S. Paulo foi laureado, juntamente com outros colegas de redação, com o Prêmio Esso de Jornalismo.
Dentre as inúmeras homenagens e condecorações que recebeu, destacam-se o Título Honorífico de Grã Colar, da União dos Comendadores e Cidadãos Honorários do Brasil; a Ordem da Bandeiras, no grau de Comendador, da Sociedade de Estudos de Problemas Brasileiros; Título de Membro Honorário da FAB; Medalla a La Integración “Simon Bolívar”, outorgada pela Câmara Internacional de Pesquisas Y Integración, “por lutar por uma América Latina unida e por amor à humanidade”; Medalha do Mérito Legislativo outorgada pela Câmara Municipal de Campo Grande.
Desejamos que o confrade Antônio João Hugo Rodrigues descanse em paz."