Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025


Saúde e Bem Estar Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025, 07:45 - A | A

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025, 07h:45 - A | A

Ampliado

Vacina da dengue é liberada para adultos de até 59 anos em Campo Grande

ara vacinação, é necessário que menores de 18 anos estejam acompanhados de um responsável e apresentem documentos de identificação

Viviane Freitas
Capital News

A vacinação contra a dengue foi ampliada em Campo Grande, passando a atender pessoas de 4 a 59 anos, conforme anúncio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). As 16 mil doses disponíveis estarão acessíveis a partir desta quinta-feira (16) em 74 unidades de saúde da capital. Antes da ampliação, a imunização era restrita a pessoas de 6 a 16 anos.

Segundo a secretária de Saúde, Rosana Leite, a medida busca aumentar a cobertura vacinal devido ao risco crescente da doença. Com a quantidade expressiva de doses disponíveis e a maior circulação do mosquito transmissor, a vacinação foi estendida para proteger mais pessoas. A vacinação ocorre em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, sendo essencial completar o esquema para garantir a eficácia.

A vacina, no entanto, não é indicada para menores de 4 anos, maiores de 59 anos, gestantes, lactantes, pessoas com histórico de reações alérgicas graves ou imunodeficiência. Para vacinação, é necessário que menores de 18 anos estejam acompanhados de um responsável e apresentem documentos de identificação. Adultos devem levar documento com foto e, preferencialmente, a carteirinha de vacinação.

A ampliação ocorre em meio a um cenário preocupante: em 2024, a cidade registrou mais de 12 mil casos de dengue, com um óbito. Em 2025, já são 119 casos notificados, reforçando a urgência de ações preventivas para conter a doença.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS