As autoridades municipais de Mariscal Estigarribia, no Paraguai, se reuniram com representantes da Diretoria de Gestão Socioambiental do MOPC, Consórcio Pacífico e do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (MADES) para avançar na elaboração do Plano Territorial Urbano (POUT) da cidade.
A reunião, liderada pelo prefeito Víctor Díaz, discutiu a criação de mapas de zoneamento que levarão em conta aspectos sociais, ambientais e econômicos, considerando o impacto da Rota Bioceânica, especificamente o terceiro trecho da rota PY15.
O POUT visa organizar o desenvolvimento urbano da região, promovendo a sustentabilidade e atendendo às necessidades locais.
Durante o processo, serão realizadas oficinas de capacitação e consultas a comunidades indígenas.
A iniciativa também inclui a formação de uma Mesa Interinstitucional, coordenada entre o município e órgãos chave, para garantir a cooperação e o acompanhamento do projeto.
A construção do trecho de 224 quilômetros da rota PY15 é um marco no corredor rodoviário bioceânico, prometendo integrar a América do Sul e impulsionar o crescimento econômico local.
O projeto, financiado pelo FONPLATA, será executado em quatro lotes, com prazos de construção e manutenção de até dez anos e meio.