O governador André Puccinelli se reúne com toda a bancada federal de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (25) à noite em Brasília (DF). O objetivo da reunião que acontece às 20 horas (horário local) no apartamento do deputado federal Waldemir Moka (PMDB), coordenador da bancada federal, e apresentar um projeção das perdas que o Estado pode ter com a aprovação, com o texto atual, da Reforma Tributária.
Puccinelli quer criar uma verdadeira força-tarefa para tentar impedir que Mato Grosso do Sul tenha perdas que chegam a R$ 1,2 bilhão por ano, com a aprovação do projeto como está hoje. Um dos pontos mais criticados pelo governador é o da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos estados consumidores dos produtos e não nos produtores.
Na avaliação do governador, os estados do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul, que são grandes produtores de produtos primários serão os mais prejudicados com o projeto atual. Ele chegou a dizer várias vezes que esses estados poderiam falir e se inviabilizar economicamente se o texto da Reforma Tributária não for alterado antes de ser aprovado.
Além da reforma tributária, Puccinelli também fará em Brasília, a partir desta quarta-feira (26) o trabalho de articulação para 'cristalizar' as emendas (individuais e coletivas) do Estado no Orçamento da União de 2009. (TV Morena)