A Câmara Federal aprovou por 452 votos a favor contra 19 o fim da reeleição para cargos do Executivo ((presidente da República, governadores e prefeitos).. A votação foi conseqüência da reforma política. Nesta quinta-feira (28), o plenário analisa a ampliação do mandato para cinco anos.
Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados
Sessão plenária da Câmara dos Deputados para análise e discussão da Reforma Política
Na última quarta-feira (27) os deputados rejeitaram o financiamento exclusivamente público das campanhas e aprovaram a doação de empresas a partidos e não há candidatos. A votação começou a ser analisada na última terça-feira (26) e cada ponto da PEC, como o fim da reeleição, será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item.
Ao final, todo o teor da proposta de reforma política será votado em segundo turno. Se aprovada, a PEC seguirá para análise do Senado. De acordo com o texto aprovado pelos deputados, a nova regra de término da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e para os governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo.
Entre os principais pontos da reforma política estão a discussão do sistema eleitoral atual, financiamento de campanhas, coligações e maior participação popular.