Arquivo/Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado Federal Beto Pereira foi prefeito de Terenos e agora mira o Executivo da Capital
Passada as eleições gerais do último mês de outubro, a atenção de políticos e partidos passam, automaticamente, para 2024, quando serão escolhidos novos prefeitos e vereadores em todos municípios do Brasil. Em Campo Grande, o cenário está aberto e o PSDB, que já tem o comando do Estado desde 2015, antes com Reinaldo Azambuja e agora com Eduardo Riedel, está mirando na cadeira da prefeita Adriane Lopes (Patriota). O nome para a disputa seria do deputado federal reeleito, Beto Pereira.
Em conversa com o colunista Marco Eusébio, Pereira admitiu o desejo de se colocar como opção dos tucanos para a disputa do pleito, em outubro de 2024. "Todo mundo que quer disputar a eleição é pré-candidato, e eu quero disputar. Eu entendo que o partido tem de ter candidato, e eu quero trabalhar essa indicação dentro do PSDB, discutir com os atores da base para ter essa indicação", disse ao Entrelinha da Notícia.
Se confirmada a hipótese no ano que vem, Beto Pereira tentará repetir o caminho de um outro, então deputado federal que havia sido prefeito em uma cidade do interior e depois comandou a Capital. André Puccinelli foi prefeito de Fátima do Sul antes de ir para o Congresso Nacional e, em 1996, venceu Zeca do PT na disputa pela Prefeitura de Campo Grande.
Já Beto Pereira foi prefeito de Terenos por dois mandatos, antes de ser deputado federal, eleito em 2018 e agora reconduzido ao cargo.
Outros nomes
Além da atual prefeita Adriane Lopes (Patriota) e do deputado Tucano Pereira, outro que já teria manifestado interesse em estar na disputa é o próprio André Puccinelli. Apesar da derrota na disputa pelo Governo, está de olho no espólio político de ter comandado a Capital por dois mandatos. No PT, a deputada federal eleita Camila Jara seria um nome para encabeçar a disputa.