Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024


Política Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2007, 15:17 - A | A

Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2007, 15h:17 - A | A

Empresa Brenco começa instalação de pólo industrial de álcool em Paranaíba

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Com incentivos do governo do Estado e parceria da prefeitura municipal, a empresa Brenco – Companhia Brasileira de Energia Renovável lançou hoje (20) em Paranaíba, a construção da primeira unidade de um pólo industrial para produção de álcool anidro e hidratado. O governador André Puccinelli e o presidente do grupo, Phillippi Reichstul, inauguraram, junto com o prefeito Manoel Ovídio, a pedra fundamental da fábrica, às margens da BR-158, na saída para Cassilândia. Foi assinado também o termo de parceria que garante à empresa a concessão de incentivos fiscais estaduais previstos em legislação.

“Mato Grosso do Sul é um estado promissor, é o Eldorado do Centro-Oeste brasileiro e também o será do Mercosul”, afirmou o governador André Puccinelli.

A instalação segue um diferencial entre as usinas de açúcar e álcool, segundo Reichstul, porque o foco é exclusivo na produção de combustível e energia renováveis. Outra vantagem é que a colheita da cana-de-açúcar será totalmente mecanizada, sem uso de queima da palha. “A Brenco privilegia a instalação onde a geografia do terreno permite a mecanização da colheita, sem necessidade de trabalho manual e conseqüente uso de fogo para a retirada da produção da lavoura”, explicou o empresário.

Um terço da co-geração de energia produzida nas novas usinas de álcool vai ser destinado para consumo próprio da indústria. Os dois terços excedentes poderão entrar no sistema de abastecimento local e ser exportados.

A Brenco Paranaíba I integra uma das oito unidades agroindustriais que o grupo está implantando no Centro-Oeste. Juntamente com a construção lançada hoje, outras duas futuras usinas formam o pólo que a empresa vai instalar na região do rio Paranaíba, sendo duas unidades na cidade sul-mato-grossense e uma na vizinha Itajá, estado de Goiás.

A previsão do presidente da empresa é inaugurar e iniciar as operações nessa primeira unidade em dois anos e meio. A capacidade de produção é estimada em 300 milhões de litros de etanol e co-geração de 64 MWh de energia elétrica. Até duas mil pessoas poderão ser empregadas diretamente. Os empregos indiretos podem chegar a 7 mil trabalhadores.

“Todo empreendimento que queiram trazer para Mato Grosso do Sul, tragam. O governo está aqui para ser parceiro, para ajudar a diminuir os riscos”, afirmou o governador André Puccinelli, ressaltando que seu governo segue uma visão municipalista e empresarial.

O início da construção da unidade industrial foi comemorado por prefeitos das demais cidades do Bolsão, vereadores e lideranças empresariais. Também estiveram no lançamento produtores rurais que são potenciais parceiros da Brenco na implantação de lavouras de cana-de-açúcar e o deputado Antônio Carlos Arroyo. (Informações do Governo do Estado)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS