Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 04 de Abril de 2025



Política Sábado, 17 de Maio de 2008, 08:51 - A | A

Sábado, 17 de Maio de 2008, 08h:51 - A | A

Empresários espanhóis visitarão o Estado para avaliar investimentos

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Vigo (Espanha) - Interessados no imenso potencial de negócios de Mato Grosso do Sul, empresários espanhóis da região de Vigo, capital econômica da província de Galícia (sul da Espanha), estão avaliando o envio de uma missão comercial ao Estado para conhecer melhor as oportunidades de investimentos. Depois de ouvir palestra do governador André Puccinelli, o presidente da Federação Luso Galícia de Indústrias Metalúrgicas (Feluga), José Maria Hidalgo Gonzáles, demonstrou grande interesse em estreitar as relações com Mato Grosso do Sul.

“O Brasil é um país continental e este jovem Estado oferece múltiplas oportunidades de negócios”, salientou Higaldo, logo depois da reunião de Puccineli com a diretoria da Feluga. Em Vigo, o governador de Mato Grosso do Sul, que lidera missão empresarial coordenada pelo Sebrae-MS, almoçou no Clube Financeiro de Vigo, onde proferiu palestra para um grupo de 80 empresários espanhóis e do norte de Portugal.

Nos encontros, o governador apresenta o que é Mato Grosso do Sul e suas melhores oportunidades de negócios. “Temos uma posição geográfica privilegiada, na fronteira com os grandes centros consumidores brasileiros e uma malha de transportes que está sendo modernizada”, explica Puccinelli, ressaltando o etanol como nova alternativa de desenvolvimento, com produção de energia renovável e limpa.

O prefeito de Vigo, Abel Caballero Alvarez, liderou o almoço-palestra no Clube Financeiro, onde muitos empresários do setor metalúrgico demonstraram interesse pela exploração mineral na região de Corumbá e investimentos na área de produção de barcaças e outros componentes para navegação.

Com uma fábrica da Citroen que produz 2.300 carros por dia e forte atividade marítima, Vigo tem uma eficiente indústria naval , cuja tecnologia e experiência deseja ampliar. Durante o almoço no Clube Financeiro, empresários da comitiva mantiveram contatos com empresários da Galícia, “plantando a semente do que pode vir a ser uma importante relação comercial no futuro próximo”, como avaliou Nivaldo Kruger, diretor da Cooagri.

O governador André Puccinelli viaja a Portugal e Espanha a convite da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Portugal (ADVP) e está sempre acompanhado pelo presidente da entidade, Antônio Saraiva.

Na segunda-feira, dia 19, em Lisboa, o governador terá outro encontro com investidores e líderes empresariais da capital portuguesa. Nesse mesmo dia, receberá em audiência privada titulares de empresas que já têm interesse pelo Estado e participará de road show em que será apresentado o destino turístico Mato Grosso do Sul para operadores de turismo e potenciais investidores. O evento de turismo será coordenado pela Fundação de Turismo e Seprotur, cujas titulares, Nilde Brun e Tereza Cristina Correa da Costa Dias, integram a missão, juntamente com Jonathas Camargo, superintende de Indústria e Comércio do Estado.

Apresentar MS

O governador André Puccinelli confirmou a necessidade de apresentar Mato Grosso do Sul para o mundo. “Hoje o comércio é globalizado e poucos conhecem as oportunidades de negócios em nosso Estado”, salientou o governador, ressaltando que o mundo precisa de madeira, de minérios, de alimentos e de energia renovável e “tudo isso nós podemos oferecer com importantes diferenciais competitivos”.

A carga tributária brasileira pode ser amenizada com os benefícios que o FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) oferece e pelos incentivos fiscais do programa MS Empreendedor, tem assinalado o governador, ressaltando que o grande atrativo do Estado são “terras baratas e boas para produzir alimentos e energia, além de extrair minerais e oferecer inigualáveis atrativos turísticos”

(Com informações de Rachid Waqued/Gov. MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS