Juliana Vilas Boas / Capital News
Inclusão Social dos Refugiados é um dos temas da Audiência Pública Direitos Humanos
Audiências Públicas e CPIs movimentam a próxima semana na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.
Proposta pelo deputado João Grandão (PT), acontece a audiência pública Direitos Humanos e a Inclusão Social dos Refugiados, em parceria da Secretaria de Estado e Direitos Humanos (Sedhast), nesta segunda (23), prevista para acontecer das 14h às 18h no plenário Julio Maia.
O objetivo desta audiência é sensibilizar o poder público e a sociedade civil a respeito das questões relacionadas aos refugiados e migrantes que se encontram em Mato Grosso do Sul, no intuito de propor a construção de políticas públicas que possibilitem desenvolver ações e serviços que amparem e incluam essas pessoas como cidadãos. A estimativa é que cerca de mil refugiados e migrantes vivam no Estado, sendo a maioria, haitianos.
Na segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 14h às 18h, no Plenarinho Nelito Câmara, continuam as aulas do curso de Redação Oficial Básica, promovidas pela Escola do Legislativo. A professora mestra Rosemeire Farias ministra os conteúdos de gramática e redação.
Terça-feira, às 14h, na sala da Presidência, será feita a primeira reunião da CPI dos Combustíveis, criada pelo Ato 12/15. O objetivo é apurar eventuais irregularidades nos preços praticados na distribuição e comercialização de combustíveis em Mato Grosso do Sul. Devem ser eleitos o presidente, vice-presidente e relator da comissão.
São membros titulares os deputados Maurício Picarelli (PMDB), João Grandão (PT), José Carlos Barbosinha (PSB), Beto Pereira (PDT) e Angelo Guerreiro (PSDB). São suplentes: Antonieta Amorim (PMDB), Amarildo Cruz (PT), Felipe Orro (PDT), George Takimoto (PDT) e Flavio Kayatt (PSDB).