Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024


Política Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022, 16:10 - A | A

Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022, 16h:10 - A | A

Desburocratização

Lei criada pelo Sebrae para facilitar vida das microempresas é sancionada

Governador Reinaldo Azambuja assinou Lei que simplifica todos os atos necessários ao pequeno empreendedor

Rogério Vidmantas
Capital News

Governo do MS

Reinaldo Azambuja

Sérgio Longen da FIEMS, governador Reinaldo Azambuja e secretário Jaime Verruck

A Lei Complementar que cria o Estatuto da Micro e Pequena Empresa do Estado foi assinada pelo governador Reinaldo Azambuja nesta quarta-feira (7). O projeto foi criado pelo Sebrae com objetivo de facilitar a vida do micro e pequeno empresário de Mato Grosso do Sul.

 

Agora, leis que regulamentavam atividades específicas das microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e ao microempreendedor individual (MEI) estão unificadas, o que possibilita maior controle e transparência.

 

A iniciativa prevê a criação do fórum permanente das microempresas e empresas de pequeno porte de Mato Grosso do Sul que será formado por até 15 entidades públicas e privadas, que irão apoiar a formulação de políticas públicas para os pequenos negócios e acompanhar o comprimento das leis.

 

Assim, as microempresas que correspondem a 87% das empresas ativas em Mato Grosso do Sul terão medidas de simplificação para abertura, alteração e baixa e facilidade no campo de taxas e transações.

 

Reinaldo destaca que a ação foi construída em conjunto e é reforçada pela prorrogação dos auxílios fiscais definidos para até 2032. “O Projeto melhora o desempenho, e a competitividade dessas empresas".

 

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck informou que o projeto passou por análise da Semagro e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). “O MEI deve ter um tratamento diferenciado e simplificado, principalmente pela participação na nossa economia, são mais de 300 mil empregos gerados no estado. Estamos falando de redução de burocracia e segurança jurídica ao pequeno empresário”, destacou.

 

O presidente do Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen afirmou que medida foi um avanço significativo. “As ações criam competitividade para as pequenas empresas. O Sebrae tem estrutura completa para dar apoio aos ajustes necessários", afirmou.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS