Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Política Quinta-feira, 25 de Outubro de 2007, 08:41 - A | A

Quinta-feira, 25 de Outubro de 2007, 08h:41 - A | A

Marisa alerta para assistência a assentamentos rurais

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) alertou hoje durante audiência pública realiza nesta quarta-feira na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal para a necessidade de maior assistência técnica em assentamentos da reforma agrária. Durante a reunião, os senadores ouviram do diretor do Departamento Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Argileu Martins, que "a extensão rural é o único serviço capaz de articular todas as políticas públicas no interior do país".

Na mesma audiência, o presidente da Associação Brasileira de Extensão Rural (Asbraer), José Silva Soares, apresentou proposta de aumento de 7% para 35% dos recursos federais no orçamento do Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sibrater).

Embora Argileu Martins tenha ressaltado o crescimento da orientação técnica prestada aos cerca de 4,5 milhões de estabelecimentos rurais familiares existentes no país, a senadora Marisa destacou que "esta orientação é fundamental para a viabilidade agrícola e produtiva dos assentamentos".

De acordo com João Silva Soares, o serviço de extensão rural é realizado por 16.600 extensionistas, está presente em 4.600 municípios e beneficia 2,4 milhões de agricultores familiares. Ele frisou a necessidade da universalisação do serviço a todos os agricultores brasileiros. José Soares lembrou também que dos R$ 1,5 bilhões do orçamento de 2007 das empresas públicas de extensão rural, os estados respondem por 79% dos recursos, o governo federal por 7,5%, os municípios por 5,2%, sendo o restante oriundo de outras fontes. A Asbraer quer ampliar a participação federal para 35% do orçamento do Sibrater.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS