Folha Online
A peemedebista Roseana Sarney, que assumiu na última sexta-feira (17) o governo do Maranhão após a cassação de Jackson Lago (PDT), deu posse nesta segunda-feira a 26 secretários, sendo que as pastas da Fazenda e da Agricultura foram entregues a interinos, pois os titulares ainda não estão definidos.
Na sexta-feira, ela já havia dado posse a outros dois secretários --o deputado estadual Raimundo Cutrim, do DEM (Segurança Pública), e Sérgio Macedo (Comunicação).
Macedo informou que doze pastas foram cortadas pela governadora, mas a assessoria de Lago disse que em sua gestão havia 32 secretários.
A Secretaria do Trabalho e Economia Solidária foi entregue a José Antônio Heuly (PT). A de Turismo, ao ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio, que era filiado ao PDT e se desfiliou.
Entre os que tomaram posse ontem também estão os deputados estaduais César Pires (DEM) na Secretaria de Educação; Max Barros (DEM) na Infraestrutura; e Ricardo Murad (PMDB) na Saúde.
O ex-prefeito de Pinheiro Filuca Mendes assumiu a Secretaria de Cidades e o empresário João Abreu, a Casa Civil. Para a Agricultura, Roseana escolheu o empresário Cláudio Azevedo. Já Maurício Macedo ficou com a pasta de Indústria e Comércio.
Para a pasta de Esporte e Juventude foi nomeado Roberto Costa; para Minas e Energia, Hélio Soares, e para a Cultura, Luiz Bulcão.
Os novos secretários tomaram posse em cerimônia realizada na tarde de ontem no Palácio dos Leões, sede do governo do Estado.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou na quinta-feira (16) o mandato de Jackson Lago e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS), por abuso de poder político nas eleições de 2006.
Licença
A peemedebista vai se licenciar do cargo em maio para realizar uma cirurgia de retirada de um aneurisma cerebral.
Segundo Macedo, a data da cirurgia ainda não está marcada, já que seu médico está no exterior e só deve retornar a partir do dia 10 de maio.
O secretário afirmou que Roseana deve ficar licenciada do cargo por ao menos 25 dias. Durante a licença da governadora, o comando do Estado ficará com o vice, João Alberto (PMDB).
Jackson Lago
O governador cassado, que mostrava resistência em deixar o Palácio dos Leões, desocupou o local no sábado, por volta das 10h30.
Ele seguiu em passeata até a sede de seu partido --distante cerca de 500 metros do palácio.
Na ocasião, ele discursou para cerca de mil pessoas, segundo sua assessoria, e os protestantes queimaram um boneco simbolizando a família Sarney.