Campo Grande 00:00:00 Domingo, 20 de Abril de 2025


Política Quarta-feira, 23 de Julho de 2008, 12:52 - A | A

Quarta-feira, 23 de Julho de 2008, 12h:52 - A | A

TSE diz que 145 municípios têm apenas um candidato a prefeito

Da Redação

O sistema "Estatística TSE Eleições 2008", do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela que existem 145 municípios brasileiros com apenas um pedido de registro de candidatura para o cargo de prefeito, que será disputado no próximo dia 5 de outubro. Segundo nota do TSE, são municípios espalhados por 19 Estados, nas cinco regiões. A última atualização foi feita na noite de terça-feira, 22, e os dados ainda podem ser alterados. O número corresponde a cerca de 2,6% dos 5.565 municípios brasileiros.

Os municípios que se encontram nessa condição são, em sua maioria, pequenos em termos de população e eleitorado. A Lei das Eleições afirma que nas eleições municipais em localidades com menos de 200 mil eleitores inscritos, "será considerado eleito prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos".

Segundo nota do TSE, as cidades de Lagoa Santa (GO), Santiago do Sul (SC), Lavandeira (TO), Viçosa (RN) e Jardim Olinda (PR) estão entre as localidades que se encontram nessa situação. Esses são municípios com pequenos colégios eleitorais, na casa de mil a 1.500 eleitores.

Os Estados com maior número de municípios com candidatura única à prefeitura - até a última atualização do sistema - são Rio Grande do Sul, com 31; Paraná, com 23; São Paulo, com 21; e Minas Gerais, com 20. Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Pernambuco, Rondônia e Roraima são os sete estados onde não aparece nenhum município nessa situação.

Até a noite desta terça-feira, no sistema do TSE, Rio das Ostras (57,6 mil eleitores), no Rio de Janeiro, Icó (mais de 48 mil eleitores), no Ceará, e Cristalina (27,4 mil votantes), em Goiás, eram os municípios com maiores colégios eleitorais que ainda apresentavam candidatura única para o cargo de prefeito.

Maior número

Na outra ponta da lista, Rio de Janeiro (RJ), com 12 candidatos, São Paulo (SP) e São Luís (MA), com 11, e Três Corações (MG), com dez, são os municípios com o maior número de pretendentes ao cargo de prefeito.

Na média, os municípios brasileiros devem contar com dois ou três candidatos ao cargo de prefeito, nas eleições de 2008. Até o momento, o sistema do TSE registra 2.774 municípios com disputada polarizada, e 1.616 com três candidaturas. (O Estadão)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS