Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Reportagem Especial Quarta-feira, 30 de Novembro de 2022, 14:09 - A | A

Quarta-feira, 30 de Novembro de 2022, 14h:09 - A | A

Reportagem Especial

13º salário: prazo para pagamento da 1º parcela termina hoje

Economista dá dicas de como se planejar com grana extra

Renata Silva
Especial para o Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de dinheiro, economia, imposto de renda, premio, mega sena, salário mínimo

Economista afirma que investimento é sempre um bom negócio, no entanto a pessoa tem que se questionar se é ou não a hora

Você está ansioso para receber o décimo terceiro? Os patrões têm até essa quarta-feira (30) para pagar a primeira parcela do benefício aos trabalhadores. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) o pagamento do rendimento adicional deve injetar cerca de R$ 3.185.651.027,36 bilhões na economia de Mato Grosso do Sul.

No Brasil cerca de 85,5 milhões de pessoas serão beneficiados com a renda extra, em média, de R$ 2.672, incluindo os trabalhadores do mercado formal e aposentados e pensionistas. O valor pode ser um aliado para quem está com o orçamento apertado, dizem os economistas.

 

Para te orientar a lidar com esse salário extra, nós conversamos com a economista e professora universitária da Universidade Estadual do Estado Leila Cristina Gonçalves de Oliveira. Ela explica que o décimo terceiro é uma conquista dos trabalhadores a partir dos anos de 1960 e que vem, ao longo dos anos, proporcionando a ele inúmeras possibilidades, entre elas a quitação ou aquisição de novos bens.

Acervo pessoal

A economista aconselha que se você tem alguma dívida pendente, aproveite e procure seu credor e negocie

A economista Leila Cristina Gonçalves de Oliveira aconselha que se você tem alguma dívida pendente, aproveite e procure seu credor e negocie


No que se refere a economia, ela ressalta que a grana extra ajuda a movimentar o setor, a gerar emprego e a aquecer o mercado formal e informal. Ela ainda afirma que sempre há um impacto positivo, no entanto as pessoas precisam tomar alguns cuidados quando estão com esse dinheiro a mais em mãos. Por isso, ela separou 5 dicas para quem vai receber o décimo terceiro neste final de ano não cair numa fria.

1º Planejamento financeiro sempre – Leila fala que é importante estar atento. É necessário que o trabalhador não tenha a falsa impressão de que está capitalizado, com dinheiro sobrando e por isso queira gastar mais. Ele tem que se preparar para um ano que está chegando, e por isso se perguntar: O meu décimo terceiro está sobrando? Na maioria das vezes ele é um complemento para o pagamento de dívidas que vão chegar.

2º Escolha as prioridades – A economista explica que no final do ano é preciso elencar o que é mais importante, se é gastar ou pagar contas. Escolhendo o que vai priorizar, sabendo das consequências após decisão, é uma das formas de lidar com a renda extra. Lembrando que priorizar as escolhas com os pés no chão, é sempre o melhor caminho.

3º Corra atrás de promoções – Mesmo que você não saiba o valor do IPVA, IPTU e outros impostos do início do ano, simule o valor que você poderá gastar e guarde-o. Os pais que tem filhos pequenos, podem reservar um valor para matrícula, por exemplo e aproveitar para comprar materiais escolares em promoção.

4ª Renegocie as dívidas – Leila aconselha que se você tem alguma dívida pendente, aproveite e procure seu credor e negocie. Ela destaca que com dinheiro em mãos é bem mais fácil barganhar e assim conseguir maiores descontos

5º Investimento? É o momento? - Segundo a economista, investimento é sempre um bom negócio, no entanto, é o momento? Ela fala que a pessoa tem que se questionar avaliando se tem ou não dinheiro sobrando. “De repente você trocou de mercado, migrou para outro trabalho. Aí você tem um ganho extra neste final de ano, por que não investir? É uma boa, no entanto, escolha aquele rendimento que te dê mais liquidez e menos risco”, finaliza.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS