Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Reportagem Especial Domingo, 23 de Abril de 2023, 08:35 - A | A

Domingo, 23 de Abril de 2023, 08h:35 - A | A

Reportagem Especial

Depois de caos da pandemia, Mato Grosso do Sul alcança marca histórica com aberturas de empresas

Em Campo Grande, novo momento fez motorista de aplicativo abrir o próprio negócio

Renata Silva
Especial para o Capital News

Acervo pessoal

Depois de caos da pandemia, Mato Grosso do Sul alcança marca histórica com aberturas de empresas

Gleice, orgulhosa com a realização do sonho de montar a loja infantil

 

Há três anos a Gleicequelly Basílio da Silva, de 32 anos, deixou de trabalhar para os outros para ser a sua própria patroa. No ramo de roupa infantil, a empresária é uma das 834 pessoas que abriram novas firmas em Mato Grosso do Sul em fevereiro deste ano, um número que vem crescendo todos os meses, segundo dados registrados pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul).

 

A transição se deu após a descoberta de uma doença autoimune, a princípio começou trabalhando por conta própria, como motorista de aplicativo. Junto com a profissão, vendia roupas masculinas e femininas. As vendas deram tão certo que resolveu empreender, vendeu o carro e montou uma loja no final do ano passado, mas a primeira tentativa não deu muito certo.

Gleice como prefere ser chamada explica que apareceu um lugar para alugar e por isso resolveu arriscar, ela sabe que agiu por impulso, não pesquisou o ponto, não estudou os clientes, o resultado: em menos de três meses, quebrou. Ela precisava pensar rápido e então resolveu buscar outro local.

"Resolvi arriscar!"


A segunda tentativa foi este ano em fevereiro, a escolha do local foi no bairro onde ela mora. Gleice investiu numa loja infantil inspirada na filha de 7 anos, a pequena Maysa Basilio da Silva. Ela fala que todas as vezes que precisava comprar roupas para filha precisava ir ao centro ou ao shopping, a loja é uma alternativa para quem não quer ir longe. “Resolvi arriscar! E aos poucos têm dado muito certo”, enfatizou.

Acervo pessoal

Depois de caos da pandemia, Mato Grosso do Sul alcança marca histórica com aberturas de empresas

Pequena Maysa de 7 anos ajuda a mamãe na loja


Ela fala, que dessa vez pesquisou o ponto, o público-alvo e fez uma boa pesquisa de mercado. Ela ainda não tem funcionários, brinca que é a vendedora, o administrativo, a estagiária, a tia da limpeza, mas tem interesse em contratar uma pessoa em breve.

Os números de aberturas de empresas só vem crescendo, depois de fevereiro, em março foram abertas 1.092 novas firmas no Estado, crescimento de 31% em relação ao apurado no mês de fevereiro. Esta é a primeira vez desde o início da série histórica, há 23 anos, que o número de abertura de empresas no Estado a casa do milhar.

Uma das explicações está no bom momento da economia sul-mato-grossense, o que é demonstrado por vários indicadores, inclusive na geração de empregos, sendo o Mato Grosso do Sul com a terceira menor taxa de desocupação do País (3,2%).

O setor de Serviços continua respondendo pela grande maioria das novas empresas abertas. Foram 780 em março, ou 71,43% do total. O Comércio vem em segundo com 270 firmas e a Indústria com 3,85%. Desde o início do ano a quantidade de empresas no Estado aumentou em 2.670, sendo 1.907 de Serviços, 658 do Comércio e 105 da Indústria.

Campo Grande concentra a maior fatia desses novos negócios: 439, respondendo por 40,20% do total. Em segundo aparece Dourados (144) e em terceiro Três Lagoas (45 empresas). Na sequência estão Ponta Porã (36), Naviraí (30), Chapadão do Sul (24) e Corumbá (22). Ribas do Rio Pardo aparece em oitavo, com 19 empresas novas abertas em março.

Acervo pessoal

Depois de caos da pandemia, Mato Grosso do Sul alcança marca histórica com aberturas de empresas

A loja infantil da Gleice quando estava sendo montada em fevereiro

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS