Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Reportagem Especial Sábado, 12 de Novembro de 2022, 08:32 - A | A

Sábado, 12 de Novembro de 2022, 08h:32 - A | A

Reportagem Especial

Estudante de escola pública ganha 1º lugar em concurso de redação

Jovem concorreu com 4 mil alunos e ganhou de bolsa de estudos para fazer curso de psicologia

Renata Silva
Especial para o Capital News

Acervo pessoal

Estudante de escola pública ganha 1º lugar em concurso de redação

Kauã da Silva Santos, ganhador do concurso de redação

“Eu nem imaginava ganhar, tem gente mais inteligente que eu”

“Eu nem imaginava ganhar, tem gente mais inteligente que eu”, fala Kauã da Silva Santos de 17 anos ganhador de um concurso de redação. Estudante de escola pública, o jovem concorreu com outros 4 mil alunos e ganhou em primeiro lugar a oportunidade de realizar o sonho de estudar psicologia de graça com a bolsa de estudos que recebeu.

Kauã é um jovem que estudou a vida inteira em escola pública. De família simples, pais separados, mora com a mãe, padrasto e uma irmã de 5 anos, na Vila Anache, um bairro da periferia de Campo Grande. Desde cedo demostrou gosto pela leitura, obras do escritor norte-americano de terror, ficção sobrenatural, suspense, ficção científica e fantasia Stephen King estão na lista das suas preferências.

 

Na opinião dele, esse amor pelos livros contribuiu para o resultado do concurso e para as provas que surgirão uma vez que neste momento ele está estudando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O jovem é aluno da Escola Estadual de período integral Prof. Alberto Elpídio Ferreira Dias (Prof. Tito), participante do concurso, além dele, na mesma escola, outros 53 alunos também inscreveram as suas redações.

Acervo pessoal

Estudante de escola pública ganha 1º lugar em concurso de redação

Da esquerda para direita Kauan Cardoso Silva, Kauã da Silva Santos, Gabriel de Souza Correia


O concurso leva o nome “Um Passeio com Manoel“ foi promovido pela Fundação Manoel de Barros (FMB), com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (SED/MS) e Pitágoras Sistema de Educação Superior Sociedade S/A, mantenedora da Universidade Anhanguera-Uniderp (UNIDERP). O objetivo é estimular nos estudantes do último ano do ensino médio, regularmente matriculados nas escolas públicas do estado de MS à prática da escrita e o interesse pela leitura.

O concurso teve início em julho deste ano, aproximadamente 4 mil estudantes do Estado participaram concorrendo a bolsas de estudos de 50%, 60% 100%. O tema que foi dado para eles redigirem a redação foi: Caminhos para atingir a sustentabilidade em relação à crise ambiental.

Na pré-seleção, 40 melhores redações foram selecionadas, entre os nomes, três alunos da escola professor Tito estavam na lista, Kauan Cardoso Silva, Gabriel de Souza Correia e claro, Kauã da Silva Santos. Na seleção final, a redação dele foi escolhida em primeiro lugar. “Nossa eu fiquei muito feliz, não imaginava mesmo”, enfatizou o jovem.

Acervo pessoal

Estudante de escola pública ganha 1º lugar em concurso de redação

Professora Katiuscia Correa Ricarddesde uma das incentivadoras dos alunos


Uma das grandes incentivadoras nessa caminhada foi a professora de língua portuguesa Katiuscia Correa Ricarddesde. No entanto ela destaca que o resultado foi mérito dos alunos e fica feliz ao lembrar que, mesmo na pandemia, que deixou os alunos fora da sala de aula, eles se dedicaram e hoje colhem os frutos.

"Eu gosto de fazer o bem, quero poder ajudar os outros através da psicologia"

 

A mãe dele, Ana Paula Silva de Oliveira também ficou muito feliz com a bolsa de estudos 100%, embora o padrasto e ela trabalhem fora custear o estudo do filho na faculdade seria desafiador. Kauã tem planos, além da faculdade de psicologia, quer ser escritor seguir os passos do autor famoso e também ajudar outras pessoas. “Eu gosto de fazer o bem, quero poder ajudar os outros através da psicologia”, finalizou.

Comente esta notícia

Auta Martins Marques Guimarães 19/11/2022

Que bela iniciativa, parabéns a todos os envolvidos, se existisse mais pessoas encentivando nossos jovens, e a educação em Geral, nosso pais com certeza estaria bem melhor e se tivessemos mais jovens querendo fazer o bem como o Kauã, nossas vidas seriam melhores.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS