Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Reportagem Especial Sábado, 22 de Abril de 2023, 08:31 - A | A

Sábado, 22 de Abril de 2023, 08h:31 - A | A

Brasil X Portugual

Hoje completa 523 anos do ‘Descobrimento do Brasil’

Dia faz parte do calendário cívico e escolar brasileiro

Elaine Oliveira
Capital News

Márcio Filho/ Ministério do Turismo

Hoje completa 523 anos do ‘Descobrimento do Brasil’

Hoje completa 523 anos do ‘Descobrimento do Brasil’

No dia 22 de abril de 1500, as caravelas portuguesas chegaram pela primeira vez na Costa do Descobrimento, como passou a ser conhecida a região no sul da Bahia que compreende os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte. 

 

Comandada pelo capitão-mor Pedro Álvares Cabral, a expedição buscava chegar até a Índia cruzando o oceano Atlântico, mas acabou levando ao descobrimento do Brasil. Os portugueses então nomearam as terras desconhecidas como Terra de Vera Cruz.

 

Segundo o Ministério do Turismo, o primeiro ponto avistado pelos portugueses foi o Monte Pascoal, localizado a 60 quilômetros de Porto Seguro. O local, próximo ao município de Itamaraju, em Porto Seguro, recebeu este nome por ter sido visto na época de Páscoa do ano de 1500. Em 29 de novembro de 1961, foi oficialmente criado o Parque Nacional do Monte Pascoal. A unidade possui 22.500 hectares e é coberta por Mata Atlântica. 

 

Durante 322 anos — de 1500 a 1822 — o território brasileiro foi colônia de Portugal, atraindo milhares de portugueses ao longo desse período, trazendo consigo seus costumes e tradições, principalmente durante o Ciclo do Ouro, no século 18. 

 

Além do idioma, Brasil e Portugal se consideram “nações irmãs”, a partir de semelhanças observadas nos traços étnicos, no folclore, na religião, arquitetura etc, entre outras tradições resultantes desta colonização. Após a independência, o Brasil continuou recebendo portugueses que chegavam animados para desbravar a nova terra. 

 

Atualmente, apesar de não ser feriado, o dia faz parte do calendário cívico e escolar brasileiro.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS