Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Reportagem Especial Domingo, 30 de Abril de 2023, 08:19 - A | A

Domingo, 30 de Abril de 2023, 08h:19 - A | A

Reportagem Especial

Outono e inverno: Como cuidar da saúde nessas estações?

Pneumologista indica cuidados essenciais para prevenir doenças características desse período

Renata Silva
Especial para o Capital News

Deurico/Capital News

Outono e inverno: Como cuidar da saúde nessas estações?

Especialista explica que cuidados com idosos e crianças deve ser prioridade

É só virar o tempo que logo se vê por todo canto gente tossindo, com o nariz trancado ou espirrando. Esses sintomas de gripe são comuns e acometem pessoas de todas as idades, sendo os idosos e as crianças, o público que mais sofre com as baixas temperaturas.

 

Em Campo Grande, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 1 mil crianças estão sendo atendidas por dia nas unidades de urgência e emergência no município. Aproximadamente 55% são sintomáticos respiratórios, o número pode variar para mais ou menos por razões diversas.

Em março, por exemplo, as unidades chegaram a ficar com mais de 40 crianças aguardando vaga. O quadro clínico das unidades de urgência já foi reforçado, através da convocação de novos profissionais e remanejamento de pediatras da Atenção Primária, em razão do aumento na demanda percebido desde o fim do mês de fevereiro.

Foto cedida

Outono e inverno: Como cuidar da saúde nessas estações?

Pneumologista Amanda Biancão fala que para manter as viroses longe de casa, lavar as mãos constantemente é fundamental

 

Isso acontece, segundo a pneumologista Amanda Biancão porque o clima seco e frio, favorece o ressecamento nas vias respiratórias, tornando o organismo mais vulnerável a microrganismos invasores. Além disso, provoca melhores condições ambientais para a sobrevida do vírus.

Ainda segundo a pneumologista, para manter as viroses longe de casa, alguns cuidados são fundamentais. O primeiro deles, é lavar as mãos constantemente, evitar levar as mãos nos olhos, boca e nariz, manter as mucosas hidratadas, tomar bastante água e lavar o nariz com soro fisiológico.

Além disso, cuidar da alimentação é fundamental, segundo ela. É importante também dormir bem, ter um estilo de vida saudável e manter as doenças de base sempre em tratamento adequado e continuo.

Deurico/Capital News

Outono e inverno: Como cuidar da saúde nessas estações?

Especialista explica que cuidados com idosos e crianças deve ser prioridade


Neste período o ideal é que evitemos a exposição a locais de grande aglomeração e com pouca ventilação, é fundamental evitarmos contato próximo com pessoas doentes. Manter os ambientes arejados e com exposição ao sol também ajuda a diminuir a sobrevida e a transmissão dos vírus responsáveis pelas doenças respiratórias.

 

• Leia também:
Entrevista |  Incidência de gripe: Como se cuidar no Outono e Inverno


A médica fala que os cuidados com os idosos devem ser redobrados, por isso os cuidados com eles devem ser prioridades. “É fundamental mantê-los longe de pessoas doentes. Eles precisam estar sempre hidratados, agasalhados e com uma boa alimentação, essas dicas são fundamentais para que passem bem esse período de outono inverno”, finalizou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS