Segunda-feira, 12 de Maio de 2008, 07h:35 -
A
|
A
ACRICAM abre Expocam e lança selo da Capital do Bezerro de Qualidade
Da Redação (AR)
A Associação dos Criadores de Camapuã (ACRICAM) acaba de lançar oficialmente o selo da Capital do Bezerro de Qualidade. O evento que contou com a participação do Superintendente Federal da Agricultura, Orlando Baez, do deputado estadual Marcio Fernandes, autor da Lei 3.487/08 que instituiu a honraria, do prefeito Moyses Neri e vereadores da cidade, na sede da Acricam e marca também a abertura da 30ª Expocam (Exposição Agropecuária de Camapuã).
Para o presidente da entidade Ayran Rodrigues o título é merecido pela execelência que os criadores da região vem ao longo dos anos implementando no plantel bovino. "Queremos expandir e fazer com que Camapuã fique conhecida nacionalmente como a Capital do Bezerro de Qualidade, que se torne um referencial na venda de bezerros como já acontece durante a Expocam. O título concedido pelo Estado, através da Assembléia Legislativa vem coroar o trabalho de todos os produtores rurais da região e além de além de massagear o ego vai fomentar o nosso principal produto comercial, o bezerro". brincou Ayran.
Segundo o deputado estadual Marcio Fernandes (PSDB), que preside a Comissão de Agricultura e Pecuária da AL, a criação do título é uma forma de homenagear o município e os produtores rurais pela dedicação e competência na criação de um produto que é a base econômica do Estado, a pecuária. Dedico esse título a todos os produtores rurais, especialmente a figura de um pecuarista que deixou sua história registrada na pecuária desta cidade já falecido Xim Rodrigues, um camapuanense que dedicou 60 anos de sua história à melhoria do seu rebanho. Em nome dele ofereço esse título a todos os pecuaristas da região e trabalhemos para que Camapuã fique conhecida nacionalmente como a Capital do Bezerro de Qualidade, disse o parlamentar autor da Lei. Além de ser uma homenagem o selo será uma importante ferramenta de divulgação. Hoje quando falamos em rodeio lembramos de Barretos-SP, quando falamos na capital do calçado lembramos de Franca-SP. Quando falarmos em bezerro de qualidade a primeira lembrança tem que ser Camapuã, essa fixação de marca que fará diferença na hora de comercializarmos nosso produto", ressaltou o parlamentar.
O produtor rural Cícero de Souza, lembrou um pouco da importância histórica da pecuária no município. "Olha Camapuã tem uma história muito bonita de colonização e desenvolvimento e sempre que falamos em colonização não podemos esquecer que o boi foi o principal fator de desbravamento das regiões do Brasil. Além de ser o alimento servia de transporte de cargas e de trabalho. Hoje temos a carne bovina como nosso principal produto de exportação e o país já consome internamente 80% dessa produção, essa história que temos que resgatar quando lembramos do trabalho feito há muito tempo atrás pelos nossos antepassados que perseveraram e nos deixaram essa vocação e com competência temos melhorado a cada dia. Parabéns Camapuã, parabéns a todos os pecuaristas que merecidamente recebem esse título", finalizou o pecuarista.
Em sua fala o prefeito Moysés Neri (PMDB) agradeceu ao deputado Marcio Fernandes pelo empenho em redigir e articular o decreto em favor do município e que realmente a honraria irá fazer a diferença no fomento da pecuária de Camapuã. "A festa da pecuária que começa hoje (Expocam) já começa com um brilho diferente deputado Marcio Fernandes. Esse título homenageia o trabalho de seleção do nosso povo e todo esse trabalho do campo será colocado em pista durante os dez dias de exposição. A prefeitura sempre foi e sempre será parceira deste evento porque mostra nosso potencial produtivo agora com um plus de marketing que é o lançamento do selo Bezerro de Qualidade", disse Neri.
(Fonte: Assessoria Canal Comunique)